Trensurb realiza testes no trecho entre Canoas e Porto Alegre antes da retomada da operação

Trensurb realiza testes no trecho entre Canoas e Porto Alegre antes da retomada da operação

Empresa de trens projeta retomar o transporte coletivo ferroviário até a Capital a partir do dia 20 de setembro

Correio do Povo

Operação até a Estação Farrapos está prevista para 20 de setembro

publicidade

Como parte do trabalho para restaurar o transporte ferroviário após os estragos causados pelas enchentes, a Trensurb está realizando testes no trecho entre as estações Fátima, em Canoas, e Farrapos, em Porto Alegre. Desde a semana passada, as equipes de operação e manutenção têm focado na segurança da via e no controle do tráfego dos trens para possibilitar a retomada até a Estação Farrapos.

Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, as equipes estão empenhadas em garantir a segurança do sistema. "As equipes operacionais e de manutenção estão empenhadas em garantir a segurança, as condições da via e o controle eficiente do tráfego dos trens para a retomada até a Estação Farrapos", afirmou.

Durante os testes, são analisados o comportamento da via e a estrutura ferroviária, observando possíveis variações que possam comprometer a segurança da operação. Outro foco importante é o monitoramento do sistema de energia de tração, que verifica o funcionamento dos equipamentos elétricos à medida que o trecho de circulação de trens aumenta.

Além disso, as equipes estão monitorando o sistema de sinalização ferroviária, revisando todos os sinais ao longo do trajeto e verificando o funcionamento das máquinas de chave e do sistema de controle de velocidade, essenciais para a segurança e liberação dos trens na via.

A retomada das operações até Porto Alegre está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira, dia 20. O retorno foi anunciado pelo pela Trensurb, que inicialmente terá o funcionamento dos trens Entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos. A retomada até a Estação Mercado está prevista para dezembro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895