Tribunal de Contas do Estado empossa Marco Peixoto como presidente reeleito
O conselheiro assume segundo ano de gestão em 2025, conforme votação dos membros do tribunal
publicidade
Ocorreu nesta quarta-feira, às 14h, no Plenário Gaspar Silveira Martins do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em Porto Alegre, a Sessão Plenária Especial de Posse da Administração 2025 deste tribunal. Na ocasião, foi empossado, no cargo de presidente, o conselheiro Marco Peixoto.
Também foram empossados os demais integrantes da gestão do TCE-RS, incluindo o vice-presidente Iradir Pietroski; o 2º vice-presidente, Renato Luís Bordin de Azeredo; corregedor-geral Alexandre Postal; ouvidor Cezar Miola, além dos presidentes da 1ª e 2ª Câmaras do Tribunal de Contas, respectivamente, conselheiros Estilac Martins Rodrigues Xavier e Edson Brum.
Peixoto entrou para o TCE-RS em 2009 e já foi presidente do tribunal em 2016 e 2017. Fez carreira anteriormente na política com cinco mandatos na Assembleia Legislativa do RS, tendo iniciado sua trajetória como vereador, em Santiago, no final dos anos 1980.
Na posse, Peixoto destacou o trabalho realizado pelo TCE-RS junto aos prefeitos do interior para orientar a prestação de contas relacionadas às enchentes de maio de 2024. Também destacou as orientações que vem sendo realizadas neste momento para garantir o devido processo legal no encerramento e início de novos mandados de gestões municipais.
“A avaliação é positiva, porque enfrentamos um ano muito difícil, com muitas dificuldades, dentro dessa tragédia que assolou todo o Rio Grande do Sul. Estamos ainda reconstruindo a nossa sede, que ainda não está pronta, e ao mesmo tempo dando toda a assistência direta às prefeituras dos municípios que foram atingidos”, afirmou Peixoto.
Atualmente são 27 municípios impactados pela enchente assistidos pelo TCE-RS. As administrações municipais recebem orientações para assinaturas de contratos relativos a compras de equipamentos e outros materiais.
No dia 30 de novembro, Peixoto esteve em Santa Rosa, na Fenasoja, junto a uma equipe técnica do TCE, onde esteve reunido com 150 prefeitos e secretários para uma palestra sobre “Orientações para o Encerramento e Início de Mandato”. Segundo o presidente do tribunal, um novo encontro se dará em Santa Maria e em outras regiões do Estado para discutir o tema.
“Temos dois focos, mostrar aos que estão saindo que não pode ter nada que possa transferir para o outro ano, restos a pagar, etc., como também estamos orientando os novos a iniciar um bom mandato e que possam dar base de sustentação política e econômica dentro do seu quadro de servidores. É um trabalho árduo que o tribunal tem feito, vamos percorrer o Rio Grande para orientar que os gestores tenham uma boa gestão no ano que vem”, complementou Peixoto.