TRT4 entrega Comenda de Mérito Judiciário para autoridades

TRT4 entrega Comenda de Mérito Judiciário para autoridades

Encontro ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre, nesta sexta-feira

Rodrigo Thiel

Ao todo, foram 24 autoridades homenageadas com a maior honraria do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul

publicidade

A trajetória de autoridades políticas e jurídicas em prol da Justiça do Trabalho foi condecorada na tarde desta sexta-feira, pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. A 5ª edição da solenidade de outorga da Comenda do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 4ª Região, a maior honraria do TRT4, homenageou 24 membros da sociedade, entre ministros, desembargadores, juízes, procuradores, advogados, servidores da Justiça e políticos. 

A cerimônia foi realizada no Plenário Milton Varela Dutra, no TRT4, em Porto Alegre. A outorga da Comenda do Mérito Judiciário é realizada a cada dois anos. Três dos homenageados desta edição, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, não puderam comparecer. 

De acordo com o presidente do TRT4, o desembargador Francisco Rossal de Araújo, este é um momento especial, em que a instituição se relaciona com os agentes externos e internos que contribuem para a Justiça do Trabalho. "Essa comenda representa um reconhecimento, um agradecimento ao trabalho daqueles que têm na sua atuação a ideia de justiça social e a valorização da Justiça do Trabalho", citou.

O desembargador Araújo destacou ainda o perfil dos homenageados na solenidade. "Nós sempre procuramos ser plurais. Somos aplicadores de um direito que tem no seu DNA a Justiça Social. Então a instituição enxerga, quando elege as pessoas que vai homenagear, enxerga esse perfil do equilíbrio, da ponderação e do respeito à diversidade", completou.

Um dos homenageados da tarde foi o desembargador Hélcio Dantas Lobo Júnior, do TRT da 15ª Região, em São Paulo, que também foi presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). “Ser homenageados aqui em Porto Alegre é um motivo de orgulho especial, diante do carinho que este povo tem por mim. Isso só vem a consolidar este respeito. Esse é o motivo da minha homenagem, pelo trabalho também que eu desenvolvi como presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho. Graças a Deus, nós estamos naquela fase de começar a colher os frutos de muitos anos de trabalho”, falou o desembargador do TRT15.

O desembargador do TRT15, Hélcio Dantas Lobo Júnior, foi um dos homenageados pela sua trajetória em prol da Justiça do Trabalho (Foto: Ricardo Giusti)

Além dele, outra homenageada com a Comenda do Mérito Judiciário foi a desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Iris Helena Medeiros Nogueira. “Ser distinguida com este título de comendadora é por demais importante. Recebo na condição de presidente do TJRS e estendo esta homenagem a todo o nosso público interno, aos nossos magistrados, aos nossos servidores. Estabelecemos uma parceria de longa data entre Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Federal, o Tribunal Militar, o Tribunal Eleitoral. Todos juntos, num consórcio, alinhados sempre pela nossa prestação de serviço, objetivando atingir de uma forma cada vez mais célere, mais eficaz aos pleitos e anseios da sociedade gaúcha”, concluiu a desembargadora.

A desembargadora presidente do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira, recebeu a comenda do presidente do TRT4,  o desembargador Francisco Rossal de Araújo (Foto: Ricardo Giusti)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895