Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta população em Laguna

Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta população em Laguna

Ondas gigantes surpreenderam quem estava na orla da praia de Santa Catarina

Correio do Povo

publicidade

Um tsunami meteorológico, quando ondas grandes são formadas por perturbações da pressão atmosférica,atingiu na tarde deste sábado a cidade catarinense de Laguna. Segundo a MetSul, o fenômeno causou prejuízo ao comércio e assustou quem curtia o dia na beira da praia, quando a água diversos veículos que estavam estacionados perto da praia.

O tsunami meteorológico ou meteotsunami foi impulsionado rajada de temporais que avançou do Nordeste e do Leste do Rio Grande do Sul para o Sul de Santa Catarina. No Farol de Santa Marta os ventos registrados chegaram aos 73/h mas a MetSul acredita que no mar aberto a força tenha sido ainda maior ao ponto de gerar o tamanho das ondas.

O temporal foi favorecido por ar muito quente e o deslocamento de uma frente fria a partir do Leste gaúcho. A temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Urussanga chegou a 40,3ºC neste sábado. Estações da Epagri indicaram máximas entre 35ºC e 39ºC em vários municípios do Oeste, Meio-Oeste e o Sul catarinense neste sábado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895