Turistas argentinos ocupam rede hoteleira no Interior do Estado

Turistas argentinos ocupam rede hoteleira no Interior do Estado

Ijuí é uma das cidades por onde passam muitos viajantes que seguem para o Litoral

Felipe Dorneles

A família Mariel saiu da província de Buenos Aires e seguia para Santa Catarina

publicidade

A presença de turistas argentinos nas praias gaúchas e catarinenses tem gerado movimentação também na economia de municípios do Interior do Estado. Famílias que viajam de carro, como a de Brenda Mariel, escolhem pernoitar em cidades pelo caminho. A família saiu da província de Buenos Aires na quarta-feira (7), entrou no Rio Grande do Sul por São Borja e chegou a Ijuí, no Noroeste gaúcho, à noite.

Na quinta-feira, logo cedo, já seguiu rumo a Santa Catarina. Brenda, que está de férias com o marido e os dois filhos, diz que é a quinta vez que eles passam férias no Brasil. “Optamos por passar por Ijuí pela receptividade das pessoas, pelas boas estradas e por estar localizada no meio do caminho de nossa viagem”, destaca. Ela lembra que era mais barato passar férias no Brasil, quando comparado a destinos argentinos. Hoje, o custo é o mesmo. “Mas o Brasil nos encanta mais”, ressalta. 

Lucy Marquez, gerente comercial do Hotel Vera Cruz, de Ijuí, diz que o movimento de turistas aumentou em 50% em relação a 2017. Apenas na noite dessa quarta-feira, 50 argentinos fizeram check-in no hotel. “É um fluxo constante de argentinos em toda a cidade”, afirma. Geralmente eles passam só uma noite na cidade, mas já é suficiente para incrementar a economia hoteleira e de alimentação. Maurício Michaelsen, diretor regional do Sindihotel, diz que a movimentação de argentinos na cidade, em média, manteve os mesmos índices do ano passado.

Em janeiro, a ocupação no município foi de 80%. “Alguns hotéis realizaram ações pontuais em aduanas e através de redes sociais, direcionados para regiões da Argentina” explica Michaelsen. O movimento poderia ser ainda maior, mas há os que optam por fazer o deslocamento de ônibus e avião. Segundo o Sindihotel, além de Ijuí, cidades como São Gabriel, Santa Maria e Alegrete também registram movimentação de argentinos nos hotéis.
 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895