UFPel apresenta primeiras análises do banco de dados sobre Covid-19 em São Leopoldo

UFPel apresenta primeiras análises do banco de dados sobre Covid-19 em São Leopoldo

Relatório deve auxiliar na tomada de estratégias de enfrentamento contra a doença na cidade

Stephany Sander

Ufpel apresenta primeiras análises do banco de dados sobre Covid-19 em São Leopoldo

publicidade

A prefeitura de São Leopoldo e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizaram na tarde desta quinta-feira, uma live para transmitir as primeiras impressões dos dados coletados na cidade, dentro do Termo de Cooperação Técnica e Científica firmado entre as partes, que prevê um relatório minucioso sobre os dados referentes aos casos de Covid-19. 

Os dados devem auxiliar na tomada de decisões e definir estratégias de enfrentamento e de redução dos efeitos da doença na cidade. Segundo o professor de enfermagem Bruno Nunes, com mestrado em doutorado em epidemiologia, chama a atenção a diminuição, em 26%, dos casos entre setembro a primeira semana de outubro. A fonte dos dados foi a ficha de notificação preenchida pelos pacientes com Covid-19.  

Conforme o secretário da Saúde, Ricardo Charão, o apoio dos profissionais da saúde que orientaram a população a preencher os dados com precisão e de forma completa, auxiliou no estudo. “Isso é de fundamental relevância, pois é a partir disso que elaboramos formas de agir. Escolaridade, ocupação e cor da pele foram informações acrescentadas mais tarde para ter um retrato mais exato da pandemia”, destaca, lembrando  os mais de 23 mil testes aplicados na cidade. Os dados estão disponiveis à população através do site da prefeitura de São Leopoldo. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895