Ufrgs divulga orientações para higienização e cuidados sanitários após enchentes
Águas avançaram em diversas cidades no Rio Grande do Sul
publicidade
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs divulgou na tarde desta sexta-feira orientações para a higienização e os cuidados sanitários que a população deve ter após as enchentes no Rio Grande do Sul.
Em diversas regiões, as águas avançaram pelas casas, entraram nos imóveis e destruíram cidades inteiras. No entanto, especialmente nas proximidades do Vale do Taquari, o nível do rio começou a reduzir.
Higienize seu lar
Antes, é preciso garantir que não existe mais risco de inundação.
- 1 - A limpeza de paredes, pisos e varandas, é recomendado lavar com água e sabão.
- 2 - Higienizar com uma solução de 100mL de água sanitária com 5L de água limpa
- 3 - Deixe agir por cerca de 30 minutos.
Os materiais utilizados devem ser descartados pelo risco de contaminação. O interior deve ser limpado com luvas, botas e calças compridas.
Cuidado com animais peçonhentos
Serpentes, aranhas e escorpiões também ficam desabrigados e procuram abrigo em locais secos. Não colocar as mãos em buracos ou frestas.
Higienização dos objetos como pratos, talheres e outras superfícies
- 1 - Lave com água quente e sabão.
- 2 - Enxáque com água limpa
- 3 - Higienize.
Faça uma solução de 60mL de água sanitária com 5L de água limpa. Afunde o item completamnete dentro da solução por 1 minutos. Itens em que não é possível a imersão, aplique a solução com um pano ou roupa limpa.
- 4 - Deixe ventilar e secar.
Cuidados com alimentos
Tenha cuidado redobrado com todos os alimentos. Atenção para os estragados. Não consumir nada que não seja à prova d'agua ou em embalagens de papelão.