Um terço da população de Uruguaiana possui alguma dose em atraso contra a Covid-19

Um terço da população de Uruguaiana possui alguma dose em atraso contra a Covid-19

Crianças são o público-alvo com maior defasagem

Fred Marcovici

No município, há um total de 40.585 doses em atraso

publicidade

A imunização contra a Covid-19 contribuiu no controle do número de internações e mortes pela doença em Uruguaiana. Ainda assim, é possível apontar que a parcela de uruguaianenses com esquema vacinal incompleto é considerável. No município, há um total de 40.585 doses em atraso, o que corresponde a cerca de 32% da população absoluta. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta quinta-feira.

De acordo com as estimativas do Censo, realizado em 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Uruguaiana é de 126.866 pessoas. Deste total, 6.518 pessoas acima de 18 anos estão com a segunda dose em atraso, correspondendo a 5,1% da população total. As crianças com a segunda dose em atraso somam 2.988, o que representa 31,6% do público-alvo, que é de 9.433.

Já em relação à terceira dose de adultos, 24,4% das pessoas estão com as doses atrasadas. Esse número representa um volume de 31.079 adultos. A quarta dose, ou segunda dose de reforço, não foi possível ainda valorar.

No Rio Grande do Sul, até a manhã desta sexta-feira, 2,72 milhões de gaúchos estavam com a terceira dose atrasada, o que representa 23,9% da população do Estado, de 11,4 milhões. Os dados são do levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), disponível no site da pasta.

O Governo do Estado considera que o esquema vacinal básico envolve três doses, e não apenas duas, como anteriormente. A mudança ocorreu depois de estudos provarem que, a partir de cinco meses, a proteção oferecida pela segunda dose ou pela dose única da Janssen cai, o que exige a aplicação do reforço.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895