Unidade básica de bairro de Sapucaia do Sul deverá atender mais de 3 mil pessoas
capa

Unidade básica de bairro de Sapucaia do Sul deverá atender mais de 3 mil pessoas

Obras deverão ser finalizadas em 2020

Por
Correio do Povo

Unidade Básica de Saúde em Sapucaia do Sul deverá atender mais de 3 mil pessoas no bairro Vargas

publicidade

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo Cruz, localizada na rua Beira Campos, bairro Vargas, em Sapucaia do Sul, já está com 24% da edificação concluída. As obras, que começaram em março, deverão ser finalizadas em 2020 e o local deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre. De acordo com a Administração, os pilares da estrutura já foram instalados e o próximo passo será a colocação das paredes de alvenaria. A nova unidade de saúde deve atender cerca 800 famílias, o equivalente a cerca de 3,2 mil pessoas que vivem na região. A UBS Oswaldo Cruz terá estrutura (e equipes) para a realização de 420 consultas, 920 acolhimentos e 300 atendimentos odontológicos por mês. 

O investimento é de R$ 977 mil, oriundos de emenda parlamentar com contrapartida da Prefeitura de Sapucaia do Sul. Além do prédio, que terá 434 metros quadrados, a UBS contará com área externa e rampas de acessibilidade no interior do terreno. A unidade terá 11 salas para atendimento, sete sanitários, sala de recepção e espera, área do setor administrativo, de atividades coletivas, dois consultórios odontológicos, área para lavagem e descontaminação de material, copa, almoxarifado e área para embarque e desembarque de ambulância. 

Duas Equipes de Saúde da Família atuarão no local. Segundo a secretária de Saúde, Roberta Bazzo, a unidade Oswaldo Cruz é de grande importância, pois além de receber nova equipe de Saúde da Família com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, a comunidade vai ser beneficiada com visitas dos agentes comunitários de saúde.