UPA Centro de Novo Hamburo irá atender exclusivamente pacientes com Covid-19

UPA Centro de Novo Hamburo irá atender exclusivamente pacientes com Covid-19

Mudança faz parte da iniciativa que visa ampliar o número de leitos clínicos para os casos de coronavírus

Stephany Sander

Estrutura pública da saúde de Novo Hamburgo dedicada exclusivamente para o coronavírus chegará a 120 leitos clínicos

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo começou nesta segunda-feira a transferência de pacientes com menor complexidade de internação do Hospital Municipal para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, localizada no bairro Rio Branco.  A mudança faz parte da iniciativa que visa ampliar o número de leitos clínicos para Covid-19, anunciado no dia 22 de julho. Agora, a população é orientada a buscar ajuda médica de Emergência na Upa Canudos ou nas Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia da Família.

 A Secretaria de Saúde garante que não foram investidos recursos extras para a realização das mudanças e que a UPA Centro passou apenas por ajustes internos, sem a necessidade de reformas.  Os pacientes seguem sendo acolhidos no Hospital Municipal e encaminhados para a Upa Centro de forma referenciada, onde serão oferecidos 30 leitos clínicos no prazo inicial de 30 dias, sendo reavaliada a necessidade de ampliar este período. 

Além disso, os atendimentos de leitos psiquiátricos, que hoje ocorrem no Hospital Municipal, também serão transferidos para o Centro de Atenção Psicossocial, instalado ao lado da Upa Centro, o que permitirá a liberação de mais 11 leitos clínicos no hospital. 

Com essa ampliação, a estrutura pública da saúde de Novo Hamburgo dedicada exclusivamente para o coronavírus chegará a 120 leitos clínicos, além de 8 leitos de estabilização e 25 leitos de UTI.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895