UPA de Bento Gonçalves registra aumento no número de atendimentos pediátricos

UPA de Bento Gonçalves registra aumento no número de atendimentos pediátricos

Maior parte das crianças atendidas apresentam sintomas gripais

Celso Sgorla

Secretaria de Saúde teve que reestruturar o atendimento na UPA, devido à falta de profissionais para atendimento pediátrico

publicidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, localizada no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, registrou aumento significativo nos atendimentos do público infantil desde o início do mês de fevereiro. De acordo com o levantamento da UPA, do dia 1º a 20 de março, 2.450 crianças foram atendidas. Em fevereiro foram 1.266 acolhimentos, relacionados a diversos sintomas, no mesmo período.

A secretária Municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, disse que a alta de atendimentos nas últimas semanas está sendo monitorada e que a maior parte das crianças atendidas apresentam sintomas gripais. Ela orienta que os pais podem encaminhar seus filhos para receber atendimento também nas Unidades Básicas de Saúde. “Entendemos que a mudança climática, aliada com o retorno das aulas, são fatores que contribuem para essa alta, que normalmente é registrada no inverno”, disse.

Tatiane destacou que, nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde teve que reestruturar o atendimento na UPA, devido à falta de profissionais para atendimento pediátrico. “Hoje estamos com a escala completa, mas chegamos a ter dias com uma grande espera de atendimento. Notificamos a empresa terceirizada responsável pelo serviço e hoje temos o atendimento completo. Pedimos a compreensão dos pais, estamos com um processo seletivo em andamento para contratação de mais profissionais, o que irá qualificar ainda mais o atendimento”, ressaltou. Tatiane salienta que somente os atendimentos de urgência e emergência devem ser encaminhados para a UPA.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895