UPA de Caxias do Sul fornecerá medicação em tempo integral

UPA de Caxias do Sul fornecerá medicação em tempo integral

A partir de setembro, pacientes não precisarão retirar a primeira dose a partir das 16h

Celso Sgorla

A partir de setembro, a disponibilidade das medicações na UPA será em tempo integral

publicidade

A partir de 1º de setembro, quem for atendido na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA24H) na zona Norte de Caxias do Sul, poderá retirar a primeira dose da medicação em qualquer horário. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a medida foi definida pelo comitê de gestão compartilhada da UPA 24 Horas.

Atualmente, os usuários do SUS precisam retirar a primeira dose na farmácia interna da unidade a partir das 16h. Conforme o secretário Geraldo da Rocha Freitas Júnior, o objetivo é evitar deslocamentos do paciente e garantir a continuidade do tratamento. Enquanto a medida não entra em vigor, o estabelecimento de saúde organizará os estoques para evitar falta de medicamentos e comportar a demanda dos usuários.  

Gestão compartilhada
A SMS e o Instituto de Gestão e Humanização negociam para renovar o contrato de gestão compartilhada da UPA24H. O processo está em andamento e aguarda documentação para que se possa formalizar o novo acordo. O contrato inicial venceu em agosto, porém, houve modificação para que o prazo contasse a partir da execução do serviço, que foi iniciado no dia 20 de setembro do ano passado. Atualmente, o município repassa R$ 1,8 milhão ao mês. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895