UPA do Idoso de Canoas amplia capacidade para 7,5 mil atendimentos ao mês

UPA do Idoso de Canoas amplia capacidade para 7,5 mil atendimentos ao mês

Nova estrutura passou a operar nesta semana e terá custo de R$ 300 mil por mês

Fernanda Bassôa

A nova estrutura fica na avenida Guilherme Schell

publicidade

Entrou em funcionamento nesta semana a nova estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso de Canoas. Agora, o serviço opera junto à unidade do Centro de Referência do Idoso, na área central do município, com espaço adequado para triplicar os atendimentos, que devem ser de aproximadamente 7,5 mil por mês. A secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, explica que juntos, o Centro e a UPA, podem chegar a 10 mil atendimentos/mês.

“Nossa intenção em reunir os serviços em uma única estrutura arquitetônica é otimizar a rede de atenção ao idoso, usando o mesmo espaço para suprir tanto o atendimento clínico, de especialidades e de emergência. A ideia é facilitar o acesso dos idosos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, oferecendo mais proximidade com a equipe de multiprofissionais", explica Rosa. Conforme a secretária, a procura maior é por atendimentos a hipertensos e diabéticos.

Entre os profissionais que compõem a equipe estão geriatra, clínico, assistente social, psicólogo, nutricionista e técnicos em enfermagem. A UPA do Idoso, que é mantida com recursos do município ao custo de R$ 300 mil ao mês, agora atende na avenida Guilherme Schell, 6184. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Conforme a secretária Rosa, o antigo prédio, no bairro Rio Branco, abrigará uma unidade de saúde voltada à estratégia de saúde da família. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895