Uruguaiana celebra a 28ª Semana da Paz com tradicionalismo e culto ao pacifismo

Uruguaiana celebra a 28ª Semana da Paz com tradicionalismo e culto ao pacifismo

O evento de agrangência estadual teve como berço Uruguaiana em 1997

Fred Marcovici

Monumento da Paz na localidade de Ponche Verde em Dom Pedrito - RS

publicidade

A 28ª Semana da Paz, em Uruguaiana, idealizada pelo tradicionalista Milton Souza, integra uma programação variada para cultivar a cultura gaúcha e promover valores de harmonia e pacifismo.

O tema de 2024 é a solidariedade, tolerância e respeito.

A celebração é inspirada no capítulo histórico que resultou na assinatura da paz entre farroupilhas e imperiais, por meio do Tratado de Ponche Verde, em Dom Pedrito, pondo fim à Revolução Farroupilha – em 1º março de 1845.

A abertura oficial foi realizada ontem, às 20h, na Praça Farroupilha, com a entrega da Bandeira da Paz à presidente das festividades, Luciana Vieira e a posse da prenda do evento, a jovem Lorena de Oliveira. Houve homenagens prestadas aos antigos presidentes da Semana da Paz.

A programação prossegue com a 14ª Noite dos Novos Talentos, que acontece nesta terça-feira, às 21h, no Piquete Novo Rumo, instalado na rua Augusto Bastos nº 165, bairro Hípica II.

Inscrições para a Cavalgada da Paz e a Parada pela Paz serão realizadas no dia 21 de fevereiro, na Praça Farroupilha.

No dia 22, às 18h, acontecerá uma Caminhada pela Paz, com concentração na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana, centro da cidade, seguida por uma sessão solene na Câmara de Vereadores que homenageará os destaques do evento.

No dia 23, às 21h, a 3ª Noite dos Velhos Talentos ocorrerá no CTG Patrulha do Oeste, na rua Ramão Prunes de Oliveira nº 1933, bairro Santana.

Nos dias seguintes, a tradicional Cavalgada da Paz partirá da Praça Farroupilha, às 14h, rumo ao Distrito do Imbaá, seguida pela Mateada da Integração pela Paz com mostra cultural de prendas e peões das entidades tradicionalistas do município, com início às 17h e retorno, às 18h, também na Praça Farroupilha.

Encerrando a semana, no dia 26 de fevereiro, às 14h, ocorre no Sesc Uruguaiana a Cozinha Terapêutica Campeira para a Melhor Idade, seguida pela Missa Crioula.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895