Uruguaiana confirma a probabilidade de retomada gradativa das atividades já na próxima semana

Uruguaiana confirma a probabilidade de retomada gradativa das atividades já na próxima semana

A Prefeitura aguarda o fim das restrições impostas por Eduardo Leite para adotar novas medidas

Fred Marcovici

publicidade

Em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do RS, uma reunião entre o prefeito Ronnie Mello e dirigentes de entidades de classe teve como pauta a abertura gradual do comércio local. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, com a participação dos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Batista Saldanha, e do Sindilojas, Read Barakat.

Mello confirmou a probabilidade de retomada gradativa das atividades já na próxima semana. “Estamos tomando todas as precauções e cuidados para garantir a segurança dos cidadãos. A saúde está em primeiro lugar. Isso não significa que estamos descuidando de empregos e da economia. Prova disso é que a nossa intenção era ter retomado o comércio ainda na semana passada, mas o decreto do governo do Estado impediu e foi claro ao determinar que os municípios aderissem às medidas”, explicou. O decreto tem vigência até 15 de abril.

A Prefeitura aguarda o fim das restrições impostas por Eduardo Leite para adotar novas medidas. “Tão logo possamos, editaremos novas regras para a cidade. Entretanto, temos que estar atentos e não podemos fugir às determinações do governo”, comentou. De acordo com Ronnie, a abertura gradual do comércio deverá vir acompanhada de rigorosas exigências sanitárias e de higiene.

A preocupação das entidades de classe é com o desemprego e o fechamento de empresas na cidade, posição compartilhada pelo prefeito Ronnie Mello. “Tememos o impacto que isso possa causar, pois algumas demissões já foram necessárias, principalmente nas pequenas empresas”, disse Read Barakat.

O “Capacita Covid”, atividade promovida pelo município, será pré-requisito para a reabertura. Sendo possível a retomada gradual do comércio, a prefeitura exigirá das empresas o certificado de participação no Capacita Covid e o selo de identificação nos estabelecimentos. “Tanto os proprietários quanto os funcionários deverão apresentar a declaração de participação do curso à prefeitura. Aliado a isso, vamos determinar a utilização de máscaras e dos demais materiais de higiene e segurança”, explicou o prefeito.

O uso de máscaras artesanais passa a ser obrigatório em empresas e repartições públicas a partir desta sexta-feira. Equipamentos faciais de acrílico deverão ser utilizados por funcionários dos caixas de supermercado. A medida foi publicada pela prefeitura na segunda-feira e integra a mobilização #UseMáscaraSalveVidas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895