Uruguaiana dará 15 dias para empresas retirarem fios soltos em vias públicas

Uruguaiana dará 15 dias para empresas retirarem fios soltos em vias públicas

Medida visa adequação conforme as normas técnicas da Aneel

Fred Marcovici

Encontro aconteceu no Salão Nobre da prefeitura

publicidade

A Prefeitura de Uruguaiana realizou reunião com a empresa RGE, concessionária que fornece energia elétrica ao município, para tratar sobre a fiação solta nas vias públicas da cidade. O encontro aconteceu no Salão Nobre da prefeitura e teve a presença do prefeito Ronnie Mello, dos secretários municipais Joalcei Gonçalves, Rodrigo Santariano e Maykol Goulart, do consultor de negócios da RGE, Thiago Oliveira Paz, e de técnicos da empresa.

Para a resolução do problema, as entidades vão trabalhar de forma conjunta a longo prazo, conforme o que compete a cada instituição. Inicialmente, as empresas que têm acesso à manutenção da fiação vão ser notificadas pela prefeitura para que, no prazo de 15 dias, retirem os fios soltos ou inutilizados. As empresas terão de se adequar às normas técnicas impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Caso não cumpram a determinação, haverá a possibilidade de cassação do alvará de funcionamento da empresa. Além disso, o Executivo Municipal vai intensificar a fiscalização nos próximos dias.

Os fios soltos, ou inutilizados, nas vias públicas geram um grande perigo para a população. Esse risco aumenta principalmente nas áreas com grande fluxo de pessoas. A estética da cidade também é afetada. Em um dos acidentes recentes causados por esse fato, um motorista foi vítima após um fio energizado ter contato com o retrovisor do veículo. O acidente gerou o estouro do vidro do carro próximo ao condutor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur), a manutenção inadequada da estrutura também gera interferências na iluminação pública, uma vez que desligamentos feitos de forma inadequada interrompem o abastecimento de energia elétrica à comunidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895