Uruguaiana ganhará a sétima academia ao ar livre

Uruguaiana ganhará a sétima academia ao ar livre

Aparelhos proporcionam o exercício físico de forma gratuita e associativa

Fred Marcovici

Academia ao ar livre na Praça da Viação Férrea em Uruguaiana

publicidade

Com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Sérgio Peres, o município vai investir R$ 100 mil na construção de uma nova academia ao ar livre na cidade. A Secretaria de Planejamento Estratégico encaminhou à Câmara dos Vereadores a proposta para definir a destinação do recurso.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Anderson Menezes, a pasta estuda em qual local será mais adequada a instalação da nova academia. A ideia é que seja montada em um ponto estratégico e abrangente para facilitar e ampliar a participação da comunidade.

A prática de atividades físicas é fundamental para manter uma vida saudável e equilibrada. As academias ao ar livre desempenham um papel significativo ao oferecer espaços acessíveis e gratuitos para exercícios físicos.

Além de promoverem a saúde física, as academias contribuem para o bem-estar mental e emocional dos praticantes, incentivando a socialização. Assim, tornam-se essenciais na promoção da saúde pública e na estruturação de comunidades mais ativas, participativas e saudáveis.

De acordo com o professor de Educação Física, Luciano da Rosa, a melhor idade e momento para começar a se exercitar – sempre é “hoje”. Segundo o profissional, jovem, adulto ou idoso, o corpo irá responder com as respectivas formas de estímulos dirigidos ao organismo. Salienta, no entanto, que o quanto mais jovem começar a se exercitar melhor.

A musculação é a base de tudo e fundamento para praticar outros esportes de todas as modalidades. Durante e na pós-pandemia, anotou-se a evolução na procura por academias, principalmente, aquelas pessoas que contraíram Covid-19, disse.

O professor explica que se criou um conceito de que apenas busca a atividade física quem quer criar músculos, porém a atividade vai muito mais além, é uma prática que busca, principalmente, qualidade de vida.

Atualmente, a cidade já conta com seis academias em funcionamento, sendo uma na Praça da Viação Férrea, COHAB II – Emílio Brandi, Parque Dom Pedro II – Parcão da avenida Presidente Vargas, além das outras três.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895