Uruguaiana prepara novos leitos contra coronavírus com respiradores portáteis

Uruguaiana prepara novos leitos contra coronavírus com respiradores portáteis

Santa Casa do município busca ampliar capacidade para enfrentar Covid-19

Por
Fred Marcovici

Uruguaiana tenta viabilizar novos leitos para enfrentar Covid-19


publicidade

Para enfrentar o número crescente de internações por Covid-19, a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana decidiu montar dois novos leitos para atender a pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença. Um intensivo e outro leito semi-intensivo estão sendo preparados, já que sete dos oito já existentes estão ocupados. 

A gestora Thaís Aramburu, diz que para montagem dos novos leitos, serão utilizados dois ventiladores mecânicos portáteis (usados para remoção de pacientes), repassados pelo Governo Federal. “Com esses equipamentos vamos conseguir montar mais um leito de UTI e outro semi-intensivo. Infelizmente não teremos condições de montar dois leitos intensivos por falta de equipamentos. Para o segundo leito se faz necessário um monitor, que o hospital não possui”, explica. Segundo Thaís, são leitos emergenciais, que levam em conta o aumento de internações por Covid-19.

Dos sete pacientes internados, quatro estão em estado grave e fazem uso de ventilação mecânica. Além dos oito respiradores que fazem parte da UTI Covid, o hospital dispõe de outros 21 equipamentos, porém, todos são empregados em outras unidades, como UTI Geral, UTI Neonatal, Pediatria, Pronto Socorro e Hemodinâmica (cardiologia), não sendo possível utilizá-los para montagem de novos leitos.


Além dos leitos intensivos e semi-intensivo, a Santa Casa de Uruguaiana possui uma unidade clínica montada para atender pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, com capacidade de até 45 leitos. Todos eles estão vagos.