Uruguaiana tem segundo caso confirmado para a Covid-19
capa

Uruguaiana tem segundo caso confirmado para a Covid-19

Mulher, de 60 anos, está em isolamento domiciliar desde o dia da coleta

Por
Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana recebeu no início da noite dessa quarta-feira a confirmação do segundo resultado positivo para Covid-19 em exame encaminhado pelo município ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher de 60 anos, em isolamento domiciliar desde o dia da coleta. 

Antes de apresentar os sintomas, a mulher esteve em viagem por outra cidade do Rio Grande do Sul. Ela está sendo monitorada pelos profissionais de saúde e encontra-se bem. Conforme a Secretaria de Saúde, desde que os atendimentos nos centros de triagem foram iniciados, 188 isolamentos domiciliares foram realizados. Pelo menos 50 pessoas já foram liberadas do período de resguardo de 14 dias. 

Também é contabilizado pela Secretaria de Saúde do Estado como sendo de Uruguaiana, o caso de uma mulher de 70 anos que está em tratamento oncológico em Porto Alegre desde janeiro deste ano. Por ter residência fixa em Uruguaiana, o Estado contabilizou o caso para o município.

Estatísticas

A Prefeitura encaminhou, até o momento, 19 exames para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen). Destes, 13 foram negativados, quatro aguardam resultado e dois foram confirmados. 

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.