UTI Adulta de Canoas reinaugura com 10 novos leitos
capa

UTI Adulta de Canoas reinaugura com 10 novos leitos

Espaço de 500 metros quadrados foi totalmente reformado e fica no 6º andar do Hospital Universitário

Por
Fernanda Bassôa

Espaço de 500 metros quadrados foi totalmente reformado e fica no 6º andar do Hospital Universitário

publicidade

A UTI Adulta, que fica no 6º andar do Hospital Universitário, em Canoas, foi reinaugurada na tarde desta segunda-feira com o anúncio de 10 novos leitos que se somarão aos outros 20 já existentes — 10 na UTI Norte e outros 10 na UTI pós-operatório — garantido um atendimento mais adequado à população. O secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, explica que os novos leitos vão agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. “Especialmente para aqueles pacientes que vem do setor de emergência ou aqueles que são submetidos a cirurgias de alta complexidade. Ou seja, pacientes graves, com risco iminente. Com certeza isso fará toda a diferença no acolhimento.” A UTI Adulta foi totalmente reformada e conta com um espaço de 500 metros quadrados. Ao todo, o Hospital Universitário vai passar de 348 para 358 leitos à disposição da comunidade.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, disse que sem dúvida a reforma do setor e o adicional de leitos vai trazer mais conforto aos pacientes e mais qualidade para os atendimentos. “Agora a UTI estará funcionando com 100% da sua capacidade de atendimento. Com plenitude. Quando assumimos a gestão encontramos o HU com dois andares completamente desativados e sucateados. Havia goteiras e proliferação de doenças em um ambiente que deveria ser sadio. Nós transformamos isso diante de muito esforço. Já inauguramos a Clínica de Saúde da Mulher e no final do ano, mais tardar início de 2020 estaremos inaugurando a Clínica de Saúde da Criança. A saúde é uma e nossas prioridades”, disse o prefeito, lembrando que Canoas é referência para 156 municípios do Estado, que corresponde a 44% da população gaúcha. Ainda com graves problemas de fluxo de caixa, o prefeito deve ir à Brasília na próxima quarta-feira em busca de recursos para a área da saúde.

Diante da reabertura e funcionamento da UTI adulta, a UTI pós-operatório deve entrar em reforma, serviços que devem durar cerca de três semanas. Atualmente a UTI Neonatal passa por melhorias e deve ser entregue à comunidade nos próximos 15 dias. De acordo com dados da Prefeitura, a UTI Norte recebeu reparos e melhorias ainda em 2017.