Vacinação contra a Covid-19 prossegue no RS neste sábado

Vacinação contra a Covid-19 prossegue no RS neste sábado

Farroupilha aplicará testes para detecção do novo coronavírus, enquanto Alegrete e Cachoeirinha aplicarão doses contra a Influenza

Correio do Povo

Em Alegrete, a imunização acontecerá no CTG Farroupilha

publicidade

As cidades do interior do Rio Grande do Sul prosseguem com a vacinação contra a Covid-19 neste final de semana. Na Fronteira Oeste, a Secretaria de Saúde de Alegrete inicia neste sábado a vacinação de pessoas a partir dos 49 anos com a primeira dose. A imunização acontece no CTG Farroupilha, das 8h às 11h30min. Haverá vacinação pelo modo drive-thru e no salão principal. É preciso apresentar documento de identidade e CPF. Não haverá vacinação nas UBSs.

Neste mês, começou a fase três da vacinação contra Influenza na cidade. Assim, deve-se observar o prazo de 14 dias entre as vacinas contra a Influenza e a Covid-19. No momento da vacinação, também podem ser feitas doações de alimentos para a campanha Vacinação Solidária. Todas as contribuições são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Já no Sul do Estado, o município de Cerrito recebeu novas doses da vacina Coronavac e, neste sábado, serão vacinadas todas as pessoas que estão com a segunda dose em atraso. A vacinação acontece nas unidades de saúde Central, Ambrosino Peres e Alto Alegre, das 09h às 12h. Para receber o imunizante é necessário apresentar o cartão do SUS, um documento com foto e a carteira de vacinação.

Pelotas retoma a vacinação, neste sábado, dos idosos entre 64 e 62 anos, que aguardavam pela 2ª dose da imunização contra a Covid-19. Isso será possível após a chegada de uma nova remessa com 9.530 doses da Coronavac, enviada pelo governo estadual, para completar a proteção desse público.

A primeira ação ocorre no sábado, com drive-thru para pessoas com 64 anos ou mais, que haviam recebido a primeira parte da proteção em 7 de abril, também em drive-thru, no Centro de Eventos. Nos bairros, a aplicação ocorre na terça-feira, para duas idades: 63 e 64 anos.

Serra

Caxias do Sul, na Serra, vai vacinar nesse sábado todos que estão com a segunda aplicação de AstraZeneca/ Oxford/ Fiocruz ou de Coronavac em atraso. Além dos dois pontos de drive-thru nos pavilhões da Festa da Uva e na rua Plácido de Castro, as UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada também vão abrir, para aplicar segunda dose de AstraZeneca e também de Coronavac. Um levantamento aponta que cerca de 2 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso na cidade. No sábado não haverá aplicação de primeira dose.

Em Bento Gonçalves, será realizada neste sábado a imunização da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde dos bairros Municipal e Conceição. A medida ocorre em razão da baixa procura pela vacina por moradores dessas duas áreas da cidade. Com isso, as equipes estarão nos locais das 9h às 15h para imunizar pessoas pertencentes aos grupos prioritários, a partir dos 50 anos, que por algum motivo não realizaram a primeira dose. Para receber a imunização é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e comprovar a comorbidade ou se pertence a algum grupo prioritário do Ministério da Saúde.

Já Farroupilha promoverá, também neste sábado, a segunda edição do Teste Drive. A testagem em formato drive-thru tem o objetivo de intensificar a busca de casos ativos de Covid-19 e o consequente isolamento dos casos positivos no município. A força-tarefa será realizada na Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h, com funcionamento similar ao da vacinação.

Poderão fazer o teste pessoas de 18 a 51 anos completos, que morem ou trabalhem em Farroupilha. É preciso apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência ou documento que ateste o exercício da atividade no município. Serão aplicados os testes antígenos, chamados de teste do cotonete, ou seja, que detectam o vírus ativo e não a presença de anticorpos.

Na região Metropolitana, neste sábado equipes da Prefeitura de Cachoeirinha estarão circulando pela cidade para aplicar a vacina da gripe nos acamados e seus cuidadores. Ao todo, serão cinco equipes, com rotas organizadas por região, que irão até as casas dos pacientes para fazer a aplicação do imunizante da H1N1. Receberão a vacina, pacientes já cadastrados no app Cachoeirinha Contra Coronavírus e que já foram vacinados contra a Covid-19.

*Com informações do correspondente Fred Marcovici, Celso Sgorla e Fernanda Bassôa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895