Veja como está o andamento das obras obrigatórias no Parque Harmonia, em Porto Alegre

Veja como está o andamento das obras obrigatórias no Parque Harmonia, em Porto Alegre

As infraestruturas básicas, como rede pluvial, esgoto, elétrica e de gás, já estão concluídas

Correio do Povo

A estátua de Jayme Caetano Braun integra o Recanto da Poesia

publicidade

A requalificação do Parque Harmonia está em pleno andamento e a GAM3 Parks – concessionária responsável pela área – garante a entrega de todas as obras obrigatórias com 12 meses de antecedência. As obras visam transformar o local no Parque da Orla, um projeto anunciado em julho de 2022, com previsão de conclusão para 2027 e um investimento inicial de R$ 281,1 milhões, tornando-o o maior complexo temático turístico entre as capitais do Brasil.

As infraestruturas básicas, como rede pluvial, esgoto, elétrica e de gás, já estão concluídas, com a fiação elétrica sendo instalada subterraneamente para prevenir problemas em casos de temporais. Os operários estão trabalhando na construção do primeiro dos cinco piquetes fixos. O Pelo Escuro ocupará 280 metros quadrados e será um centro de promoção da cultura negra, com curadoria do Instituto Oliveira Silveira.

Além disso, áreas de comércio, alimentação, banheiros, ambulatório, central de atendimento ao usuário e áreas administrativas estão em fase de construção.

O playground Sepé Tiaraju, com investimento superior a 1 milhão de reais, abordará a temática do líder guarani e as lendas da história gaúcha.

Arquiteta e diretora da GAM3 Parks, Carla Deboni destaca o braço cultural do parque que integra cultura, entretenimento e educação, afirmando que o espaço será um museu a céu aberto, onde os visitantes possam tanto passear como aprofundar-se na cultura gaúcha.
“Agora nessa, primeira etapa, teremos o playground do Sepe Tiaraju , onde nele, de diversas formas, na sua materialidade, cores e formato dos brinquedos, vamos contar a história do Sepe Tiaraju. Então, a criança, ao brincar nesse play, vai também ter interesse em conhecer um pouquinho mais dessa lenda”, disse.

Dentro do projeto do parque está a instalação de uma roda-gigante de 72 metros de altura, que quando instalada será uma das maiores em funcionamento do Brasil.

Quem passa pela entrada do Pórtico Missões, pela avenida Edvaldo Pereira Paiva, consegue observar a estátua de Jayme Caetano Braun. A obra concebida pelo artista e escultor Vinicius Ribeiro em 2006, e que passou por revitalização em 2023, integra o Recanto da Poesia. No entorno da estátua estão sete bancos de concreto que simbolizam os povos que historicamente compõem as Missões – eles representam São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Um grande sino complementa o cenário deste recanto.

O Recanto da Erva Mate, com suas 11 churrasqueiras, está passando por qualificações para liberação de uso. Em breve, será instalado um reservatório de água com 24 metros de altura e 185 metros cúbicos de capacidade, com uma pintura a ser realizada por um artista gaúcho ainda não definido.
A churrascaria Cultura Gaúcha, oficial do parque, e o Centro de Eventos Casa do Gaúcho já estão em pleno funcionamento, agregando ainda mais valor ao espaço.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895