Veja os locais próprios ou inadequados para banho e lazer no Centro-Oeste do RS

Veja os locais próprios ou inadequados para banho e lazer no Centro-Oeste do RS

Ainda com todas as orientações populares buscam os balneários mesmo com riscos anunciados

Fred Marcovici

Praia da Santinha no centro de Uruguaiana oferece riscos graves a populares

publicidade

Com a chegada da alta temporada de verão e o calor anunciado, pelo menos, para os próximos 60 dias, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Defesa Civil e prefeituras da região Centro-Oeste RS estão divulgando as áreas próprias para banho e lazer.

Da mesma forma, lista alguns pontos perigosos e inapropriados para pessoas que pretendam fugir das altas temperaturas em rios, lagos, açudes e barragens.

De acordo com as autoridades, estão aptos a receberem populares e munidos de guarda-vidas, locais em Manoel Viana (Praia Rainha do Sol), Cacequi, Jaguari, Lavras do Sul, Nova Palma, Restinga Sêca, São Pedro do Sul e Toropi.

Já em Uruguaiana, as praias do rio Uruguai, no centro da cidade e no interior do município a exemplo de São Marcos e Barragem Sanchurí, não contam com guarda-vidas e oferecem risco às famílias que devem respeitar as placas instaladas chamando a atenção aos perigos oferecidos por esses locais.

O majestoso rio Uruguai é profundo, está poluído por coliformes fecais e produtos químicos, além de consideráveis desníveis no fundo das águas.

Os bombeiros apelam para que haja um cuidado especial com crianças e idosos contando com a supervisão de adultos e mantendo a distância média de um braço do acompanhante.

Há também o cuidado com as boias que podem furar ou virar e a indicação é do uso de coletes salva-vidas.

Por último deve-se obedecer o horário em que os guarda-vidas estão nos balneários. Os interessados podem pesquisar a cartilha montada pela corporação no site dos bombeiros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895