Venâncio Aires: mais de 120 pessoas em abrigos; Prefeitura decretará situação de emergência

Venâncio Aires: mais de 120 pessoas em abrigos; Prefeitura decretará situação de emergência

Relatos dizem que a enchente já supera a de 1974, a maior até então registrada. Festa Nacional do Chimarrão é adiada

Correio do Povo

O nível de água do Arroio Castelhano, que corta a cidade, subiu rapidamente

publicidade

As fortes chuvas que caem na região de Venâncio Aires têm causado inundação em diversas áreas do município. Bairros como União, Centro, Morsch, Diettrich, São Francisco Xavier e Loteamento Artus foram os mais afetados pela enchente.

De acordo com o último balanço, 38 famílias, totalizando 105 pessoas, estão abrigadas no Ginásio de Linha Mangueirão, enquanto cinco famílias, somando 18 pessoas, encontram-se no Ginásio da Associação Esportiva Recreativa e Cultural Santa Tecla (Sercsate). A Prefeitura de Venâncio Aires informou que foi necessário o desligamento da rede elétrica pela RGE na região do loteamento Artus e arredores, visando a segurança dos moradores e equipes que trabalham no socorro às vítimas da enchente.

O Arroio Castelhano, que corta a cidade, teve seu nível de água subindo rapidamente, especialmente a partir do fim da tarde da última terça-feira (30). Ruas que nunca tinham presenciado tamanha quantidade de água foram invadidas, surpreendendo os moradores.

Veja Também

Moradores relatam que a cheia supera a de 1974, considerada a maior até então. No interior, diversas localidades tiveram pontes e estradas interditadas pelo grande volume de chuva. A água avançou em pontos como A Cabana e São Judas Tadeu, no bairro Grão-Pará, onde os moradores afirmam nunca terem visto algo semelhante.

O prefeito Jarbas da Rosa confirmou que o município decretará situação de emergência devido às fortes chuvas. Em razão disso, a 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão, que estava prevista para começar nesta quarta-feira (01/05), foi adiada para sexta-feira (03/05). Também foi definido que não haverá cerimônia de abertura.

O prefeito explicou que o decreto contemplará todo o município, devido aos problemas em diversos bairros, localidades do interior e em Vila Mariante. Ele confirmou que há três locais organizados para abrigar as vítimas das chuvas.

*Com informações da Folha do Mate e Metsul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895