Cidades

Venâncio Aires trabalha para entregar de terreno onde serão construídas 72 casas

A obra será na Vila Estância Novo e será voltada para vítimas das enchentes de maio

Os prédios do complexo do antigo Instituto Penal Mirante já foram demolidos para dar  espaço às novas casas
Os prédios do complexo do antigo Instituto Penal Mirante já foram demolidos para dar espaço às novas casas Foto : Daiana Nervo/ Prefeitura de Venâncio Aires /CP

Mais de 70 famílias que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes de maio em Venâncio Aires devem ganhar um novo lar em Venâncio Aires. A Prefeitura da cidade já demoliu os prédios do complexo do Instituto Penal Mariante, localizado na Vila Estância Nova. Com isto, o terreno começa a receber a infraestrutura de 72 casas oriundas do Governo do Estado.

O local, com 5,7 hectares, recebe trabalhos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) de limpeza e terraplanagem do terreno. Paralelamente, uma licitação está encaminhada para a infraestrutura urbanística, que contempla pavimentação, rede de abastecimento de água, rede de esgoto sanitário e rede de abastecimento de energia elétrica.

Nesta semana, o prefeito Jarbas da Rosa visitou o local acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Sidi Ferreira, e do Planejamento, Deizimara Souza, e cobrou agilidade nos trabalhos. “Serão cerca de 45 a 60 dias com máquinas e caminhões para limpeza e alinhamento do terreno. Em seguida, já poderemos disponibilizar ao Estado, já que a infraestrutura urbanística pode acontecer em paralelo à montagem das unidades habitacionais”, explicou a Deizimara.

A Prefeitura deve investir até R$ 4,1 milhões na infraestrutura urbanística do local. As casas anunciadas pelo governo do Estado serão construídas com painéis de concreto pré-moldado, com 44 m², dois dormitórios, sala com cozinha conjugada e banheiro. O investimento total na residência é de cerca de R$ 4 milhões.

Paralelamente, a Administração Municipal aguarda autorização da empresa Rota de Santa Maria para o projeto de acesso ao novo loteamento, às margens da RSC 287. A rodovia, sob concessão privada, será duplicada nos próximos anos e deve prever modelo de acesso diferenciado ao local que abriga ainda uma Escola Estadual, um ginásio de esportes e uma nova Unidade Básica de Saúde.