Venâncio Aires vai desobstruir trecho do arroio Castelhano

Venâncio Aires vai desobstruir trecho do arroio Castelhano

Trecho de 700 metros receberá investimento de R$ 80 mil

Otto Tesche

Há obstruções do canal de passagem do arroio com galhos e troncos de eucalipto

publicidade

O município de Venâncio Aires vai investir R$ 80 mil na limpeza de resíduos e desassoreamento de um trecho de 700 metros do arroio Castelhano, nas margens do km 6 da RSC 453. A empresa contratada pela Prefeitura para a execução dos serviços começou esta semana os preparativos, com a avaliação e contagem do material que será necessário remover da área. Diante da previsão de chuva para os próximos dias, ainda não há data para o início da retirada dos objetos com os equipamentos necessários.

O assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Éder Felipe Schroeder, afirma que há muitas obstruções do canal de passagem do arroio com galhos e troncos de eucalipto procedentes de um mato nas proximidades. Explica que alguns materiais se encontram no local há mais de cinco anos e causam alagamentos em períodos com mais chuvas. O investimento contempla a limpeza de resíduos sólidos, como garrafas pet, pneus e outros materiais do leito do arroio, bem como a dragagem.

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente realiza, há algum tempo, o monitoramento dos locais e verificação dos pontos onde ocorrerão os serviços. O assessor do setor afirma que a licença ambiental é válida por três anos e não há previsão para a conclusão dos trabalhos. O prefeito Giovane Wickert destaca que, mesmo com previsão de tempo seco, em setembro sempre há uma probabilidade de muitas chuvas.

O arroio Castelhano é um dos afluentes do rio Taquari e se constitui no principal recurso hídrico de Venâncio Aires. As águas percorrem a zona rural e tem a sua origem no extremo norte do município. A retirada do lixo, no trecho junto à área urbana, garantirá impacto ambiental menor e amenizará as possibilidades de acúmulo em trechos mais estreitos evitando a obstrução de saídas do arroio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895