Vendas de Natal tiveram aumento para boa parcela dos comerciantes em Porto Alegre, aponta pesquisa

Vendas de Natal tiveram aumento para boa parcela dos comerciantes em Porto Alegre, aponta pesquisa

Promoção foi a ação mais usada entre os lojistas para chamar os clientes, segundo o Sindilojas

Correio do Povo

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O balanço das vendas do Natal de 2022 foi positivo para grande parte dos comerciantes varejistas em relação ao último ano, segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Do total dos respondentes, 38% disseram que suas vendas aumentaram, enquanto 25% apontaram que venderam de forma igual a 2021. A pesquisa ainda mostra que 15% não souberam responder.

Um dos destaques da pesquisa é o índice de aumento. Para aqueles que responderam que venderam mais, a alta atingiu 13%. Ainda de acordo com a pesquisa, o ticket médio para este Natal chegou a R$ 208,00, superando a expectativa da pesquisa de intenção de compra, que era de R$ 184,00 e o ticket médio do ano passado, que foi de R$ 168,00.

Para os lojistas, os motivos da alta nas vendas vêm, principalmente, através de dois pontos: a maior circulação de pessoas nas ruas e a vontade delas em comprar mais. Esses dois destaques foram lembrados por 50% e 32%, respectivamente. A estratégia de venda foi uma das perguntas da pesquisa do Sindilojas POA. Quase 50% responderam ter feito algum tipo de promoção para chamar mais atenção. Desconto foi lembrado por 14%, e 35% disseram não ter usado esses artifícios para venda.

Na hora de pagar pelo produto na loja física, o parcelamento no cartão de crédito fica à frente da disputa com as demais formas de pagamento. Foi citado por mais de 85% dos lojistas. À vista no débito vem em seguida, com 11%, e o pix, apenas 1%.

Sobre vendas em loja física ou online, a primeira opção ficou bem à frente, com 72%. Vendas casadas com loja física e online, 28%. Dentre esses 28%, o site da loja foi onde mais se vendeu, com 64,2%, seguido de vendas via WhatsApp, com 28,6%, e do Facebook e Instagram, com apenas 3,6% cada.

No digital, o pagamento via pix ganha força. Se a opção é uma das menos citadas para uso na loja física (1%), no espaço virtual é o oposto. Quase 36% escolhem esta maneira para o pagamento, ficando atrás apenas do uso de um link de pagamento (60,7%).

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, as vendas neste Natal comprovaram o que as demais datas festivas mostravam: o aumento no consumo. “A expectativa foi atingida e nos dá esperança de um 2023 com mais movimento no comércio. Com a melhora na questão da pandemia e o desemprego em baixa na região metropolitana, fechamos o ano otimistas com essa alta nas vendas”, afirmou.


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