Vera Cruz desativará Ambulatório de Campanha

Vera Cruz desativará Ambulatório de Campanha

Com a diminuição na procura do serviço, inicialmente, nos finais de semana não haverá mais atendimento

Otto Tesche

publicidade

O município de Vera Cruz pretende desativar de forma gradativa a estrutura do Ambulatório de Campanha montada no Ginásio Poliesportivo do Parque de Eventos para atendimento dos casos suspeitos de Covid-19. A queda na procura pelo serviço e a redução dos casos da doença ficaram mais evidente no último fim de semana. A Secretaria de Saúde informou que houve apenas 10 atendimentos, oito no sábado e dois do domingo.

Com a diminuição, o serviço vai deixar de atender, inicialmente nos finais de semana. Pessoas que apresentarem sintomas aos sábados e domingos devem se dirigir ao plantão do Hospital Vera Cruz. De acordo com a secretária Clair Tornquist, o Ambulatório de Campanha deve deixar de atender definitivamente nas próximas semanas. “Vimos que outros municípios, a partir da baixa nos números da pandemia e da evolução da vacinação, também já desativaram suas estruturas em razão do custo significativo para manter o serviço”, justifica a secretária.

O espaço, no entanto, deve seguir sendo utilizado pela Secretaria de Saúde para implantação das Práticas Integrativas Complementares (PICs), tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.

O Ambulatório de Campanha de Vera Cruz iniciou os atendimentos em 10 de junho de 2020. No auge do serviço, a estrutura chegou a atender 120 pessoas por dia. A abertura do espaço ocorreu em razão da necessidade de manutenção dos serviços nas demais unidades de saúde, para resguardar a segurança de servidores e usuários, em especial os de grupos de risco.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895