Vereadores e funcionários da Câmara de Cachoeirinha serão testados para coronavírus

Vereadores e funcionários da Câmara de Cachoeirinha serão testados para coronavírus

Testagem ocorre por causa do resultado positivo de uma servidora

Fernanda Bassôa

Alguns vereadores já fizeram exames para a Covid-19 por conta própria em Cachoeirinha

publicidade

Todos os vereadores e servidores da Câmara de Cachoeirinha serão testados para a Covid-19 na manhã desta terça-feira. A testagem se faz necessária tendo em vista a confirmação para o novo coronavírus de uma servidora, de 47 anos, que atua no gabinete do vereador Rubens Otávio. O anúncio do exame positivado da assessora legislativa foi feito na última quinta-feira, conforme Ofício nº 2530/20 do Setor de Vigilância e Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. 

De acordo com dados da casa legislativa, a mulher atualmente está internada no hospital de campanha da cidade e o estado de saúde é estável. Alguns vereadores já fizeram exames para a Covid-19 por conta própria, inclusive o Rubens Otávio, que aguarda resultado. Dos 17 vereadores, apenas dois não vão comparecer no prédio legislativo por pertencerem ao grupo de risco: Jussara Caçapava e Brinaldo Mesquita. A testagem destes será feita de forma domiciliar.

Em nota, a Mesa Diretora da Câmara de Cachoeirinha informou que entrou em contato com a Secretaria de saúde do Município no sentido de buscar informações de quais procedimentos técnicos deveriam ser adotados pelo Poder Legislativo neste momento visando evitar a contaminação dos demais servidores, tendo em vista que a servidora positivada para a Covid-19 circulou pelas dependências da Câmara no período de 04 a 08 de maio. 

A Câmara ainda informou que além do encaminhamento de ofício, em razão da gravidade do caso, ainda foi feito contato telefônico e o encaminhamento de e-mail cobrando um posicionamento, que até a tarde desta segunda-feira não fora obtido. Entretanto, a Casa Legislativa informou que no sábado, foi realizado o serviço de sanitização, por uma empresa especializada, em todas as dependências da casa. 

Sintomas

Além disso, a Mesa Diretora está orientando que todos os servidores, funcionários terceirizados, assessores e vereadores que sentirem qualquer um dos sintomas relacionados ao novo coronavírus, procure imediatamente o serviço público de saúde para que receba as devidas orientações médicas.

A prefeitura de Cachoeirinha informou que realizará testagem rápida para Covid-19 nos vereadores e vereadoras tendo em vista a situação sanitária evidenciada na semana passada e prevendo a manutenção do andamento das atividades legislativas em prol da cidade, respeitando todas as medidas preventivas ao Covid-19. 

Monitoramento

A Secretaria Municipal de Saúde garante que as pessoas que tiveram contato com o caso confirmado de Covid-19 estão em monitoramento até o dia 22 de maio. As pessoas que apresentarem algum sintoma respiratório foram orientadas a baixar o aplicativo "Cachoeirinha contra o coronavírus" para receberem orientações médicas. A prefeitura ressaltou que é fundamental que todas as pessoas cumpram as medidas de isolamento social, usem máscaras e evitem aglomerações.

A Câmara de Vereadores informou que os "serviços estão acontecendo em sistema de rodízio ou teletrabalho, conforme a resolução 12/2020. A casa parlamentar está funcionando, mas com acesso fechado ao público externo."


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895