Viaduto da Conceição, em Porto Alegre, recebe revitalização de pilares com temática da dupla Gre-Nal

Viaduto da Conceição, em Porto Alegre, recebe revitalização de pilares com temática da dupla Gre-Nal

Artistas Lucas Anão Vernieri e Allan Vieira relatam satisfação na responsabilidade em repintar os espaços

Felipe Faleiro

Anão foi responsável pelas pinturas da temática do Grêmio

publicidade

Um dos pontos de maior trânsito em Porto Alegre, o Viaduto da Conceição, no Centro Histórico, recebeu, durante três dias nesta semana, revitalização contra vândalos em seus pilares, trabalho este realizado pelos artistas Lucas Anão Vernieri e Allan Vieira, e coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Em 2021, a elevada passou por um projeto de revitalização, recebendo pinturas temáticas de ídolos da dupla Gre-Nal, como Fernandão, Renato Portaluppi, entre outros, assim como os respectivos estádios e ilustrações das principais conquistas.
 
As pinturas foram fruto de uma parceria desenvolvida entre a Prefeitura, Tumelero, Tintas Renner, Grêmio e Internacional. “Naquela ocasião, começamos com um projeto de zeladoria em alguns viadutos da cidade, lavando, fazendo manutenções corretivas. Depois, entramos com a manutenção, limpeza e o embelezamento, com temas da cidade de Porto Alegre. O da Conceição foi o primeiro, e chama a atenção por muitas pessoas trabalharem na Capital e passarem por ali diariamente”, conta o titular da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia.
 
As recuperações em si são feitas há dois anos em dez estruturas do tipo, e a parceria possibilita que empresas privadas adotem os pilares, mas antes a Administração os deixa em condições de receber as artes. Vieira, responsável pela temática do Internacional, conta que o projeto tem o intuito de levar a arte urbana com grafite a mais espaços da cidade. “Conseguimos criar uma atmosfera bem legal com estas artes. Ali é um dos lugares mais incríveis que já pintei ao longo dos meus vinte anos de trajetória, porque é um local incrível”, afirmou ele.
 
Vieira pintou temáticas do Internacional no viaduto (Créditos: Guilherme Almeida)
 
A área, ainda conforme o artista, tem grande circulação de moradores de rua, o que não significa que eles não possam apreciar este tipo de arte. “É muito bacana porque conversamos com as pessoas dali, inclusive ouvimos histórias de gente que conheceu estes jogadores”, disse Vieira. Já Anão, que pinta as temáticas do Grêmio, destacou que o trabalho é extremamente importante, tanto porque o viaduto da Conceição “é o mais popular da cidade”, quanto pela temática do futebol, que acaba chamando a atenção do público em geral.
 
“Esta arte acaba mexendo com todo mundo, nos tira um pouco da realidade e da rotina massacrantes. Ali é uma grande rosa-dos-ventos, uma região bastante insalubre, é verdade, mas importante pela presença dos terminais da Rodoviária e por haver esta conexão do Centro Histórico ao 4º Distrito. Agora, pudemos dar até um acabamento melhor no trabalho e deixá-lo ainda mais bonito”, comentou Anão.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895