Viamão suspende feiras e eventos para evitar aglomerações

Viamão suspende feiras e eventos para evitar aglomerações

Prefeitura adotou protocolos da bandeira vermelha do Distanciamento Controlado

Fernanda Bassôa

publicidade

O prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, publicou novo decreto, nesta terça-feira, endurecendo as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Mesmo adotando o sistema de cogestão para o modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, a Prefeitura de Viamão voltou a restringir algumas atividades e horário de funcionamento de alguns serviços de acordo com os protocolos da bandeira vermelha.      

Conforme nova determinação, ficam vedados quaisquer eventos e feiras, de qualquer natureza, congressos, convenções, simpósios e similares, eventos infantis em buffets, casas de festas, casas noturnas ou similares, sociais e de entretenimento em buffets, bem como competições esportivas, sob pena de aplicação de multa prevista na Lei Código Federal Sanitário.

Também fica vedada a abertura de cinemas e teatros. Quanto aos estabelecimentos alimentícios, como restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados e similares deverão obedecer a lotação máximo de 50% dos trabalhadores e 25% dos clientes, sendo vedada música ao vivo ou mecânica. O fechamento e esvaziamento do local deve acontecer obrigatoriamente às 20hs. Com relação ao transporte coletivo de passageiros, estes podem operar com máximo de 70% de capacidade, respeitando o teto de ocupação de cada veículo. Além disso, todos deverão usar máscara e é vedada a permanência de usuários em pé.  

Segundo o prefeito Bonatto, esse é o pior momento vivido durante a pandemia. “Todos estamos do mesmo lado para vencer essa guerra”. Para o prefeito, o rápido aumento do número de casos está levando o sistema de saúde pública ao colapso. Ele reiterou a informação de que nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira com o Governador para estabelecer novas decisões. O prefeito lembrou o secretário de Planejamento, Nilson Vargas, faleceu recentemente vítima da Covid-19. Além disso, estão positivados o vice-Prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, e da secretária Municipal de Educação, professora Márcia Culau. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895