Cidades

Vice-governador recebe demandas regionais em encontro no Vale do Rio Pardo

Gabriel Souza apresentou as ações de reconstrução do Governo do Estado em encontro com autoridades em Santa Cruz do Sul

No encontro, vice-governador também anunciou a ampliação do prazo de envio de projetos para integrar as ações do Plano Rio Grande
No encontro, vice-governador também anunciou a ampliação do prazo de envio de projetos para integrar as ações do Plano Rio Grande Foto : Joel Vargas/Governo do Estado/CP

A explanação dos líderes municipais do Vale do Rio Pardo sobre as principais demandas relacionadas à reconstrução e reestruturação no período pós-enchentes foi o foco do encontro do vice-governador e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza, com representantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP). A reunião foi realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nesta quarta-feira.

Também foram debatidos projetos para integrar as ações de curto, médio e longo prazo do Plano Rio Grande, as quais visam especialmente as iniciativas com adaptação e resiliência climática. “O Conselho, por meio de suas Câmaras Temáticas, é um espaço importante de diálogo e de ouvirmos quais são as principais necessidades da região”, destacou Gabriel Souza.

Estiveram presentes no encontro o secretário-executivo do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno, representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.

Durante a reunião, o vice-governador anunciou a prorrogação do período de encaminhamento de projetos de municípios para integrar o Plano Rio Grande, divulgado no mês de julho pelo governo do Estado. Os municípios que queiram enviar seus projetos, que anteriormente deveriam ser encaminhados via Sistema de Cadastro de Demandas de Transferências Voluntárias até 25 de agosto, terão mais tempo para estruturar ideias e encaminhá-las ao Estado.

Segundo o vice-governador, o novo prazo será divulgado em breve pela Secretaria de Reconstrução Gaúcha (Serg). Gabriel ainda reforçou a importância da atuação dos executivos municipais na construção de ações de resiliência climática.

“Precisamos muito que os municípios apresentem os projetos, mesmo que incipientes ainda, para que possamos, a partir daí, construir soluções em conjunto com os municípios e apoiar as boas ideias que venham ao encontro de melhorar a resiliência e adaptação climática do Estado”, falou.

Já sobre a criação de um Centro Regional integrado de alerta e monitoramento de desastres, outra demanda apresentada pelos municípios por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), o vice-governador ressaltou a importância de ter estruturas organizadas.

“Inclusive aqui, no caso do Vale do Rio Pardo, talvez a Unisc seja uma instituição que pode nos ajudar, nos apoiar com meteorologistas, hidrólogos e geólogos. Eles podem ter elementos para analisar os dados que chegam através dos radares contratados pelo Estado e também demais equipamentos do próprio governo federal que utilizamos de maneira integrada na sala de situação lá em Porto Alegre”, pontuou.

Gabriel Souza reafirmou a necessidade do trabalho conjunto, entre setores públicos e privados, no planejamento da recomposição do Rio Grande do Sul. “Será impossível reconstruir o Estado sem muita organização, planejamento, monitoramento dos projetos e conversas bilaterais ou multilaterais, entre o governo, a sociedade, os prefeitos, as universidades e as entidades da sociedade em geral”, finalizou.