Vice-presidente da República visita Santa Maria neste sábado

Vice-presidente da República visita Santa Maria neste sábado

General Hamilton Mourão participará das comemorações ao Dia da Artilharia no município

Renato Oliveira

publicidade

O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, estará neste final de semana em Santa Maria, onde participará da solenidade comemorativa ao Dia da Artilharia. No dia 10 de junho foi comemorado o Dia da Arma de Artilharia, data que marca o nascimento do patrono da arma, Marechal Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi. Santa Maria tem tradição com a Festa Nacional da Artilharia (FENART), coordenada pelo 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado - Regimento Mallet, onde repousam os restos mortais do marechal e da esposa.

Neste ano, devido às restrições da pandemia da Covid-19, o evento será realizado neste sábado. Com as mudanças na comemoração, somente autoridades convidadas participarão. Entre as atividades, será realizado o desfile da bateria histórica e a encenação da Batalha de Tuiuti, ocorrida em 1866, em que o Barão de Itapevi teve atuação marcante, sendo elemento-chave na maior batalha campal da América do Sul. Suas bocas de fogo foram batizadas como “Artilharia Revólver” pela precisão e rapidez de seus fogos, que asseguraram importante vitória ao Exército Imperial.

Nessa batalha, o profundo fosso construído por ordem de Mallet para a proteção de sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo trunfo decisivo para barrar o avanço da tropa inimiga. Esse feito eternizou-se na história militar pela célebre frase: “Eles que venham. Por aqui não passam.”


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895