Vigilância da saúde captura 23 escorpiões amarelos no Centro de Porto Alegre

Vigilância da saúde captura 23 escorpiões amarelos no Centro de Porto Alegre

Os locais alvo da atividade foram as imediações da Praça Dom Feliciano, rua dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho.

Correio do Povo

Vigilância da saúde captura 23 escorpiões amarelos no Centro Histórico

publicidade

Os  agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acompanhados por agentes de combate a endemias (ACES) e de funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), capturaram 23 escorpiões amarelos em ação no Centro Histórico de Porto Alegre na noite de terça-feira.  Os locais  alvo da atividade foram as imediações da   Praça Dom Feliciano,   rua dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho. A última operação foi em 29 de novembro, quando 16 exemplares foram retirados das ruas.

A operação foi feita com raio ultravioleta, que destaca a cor amarela e facilita a localização. A  chefe da Unidade de Vigilância Ambiental (UVA), Roxana Nishimura, disse que a  data para a ação foi escolhida devido ao aumento de visualizações na região e também  com a finalidade de ajudar na capacitação teórico-prática dos ACES. “ Para qualificar a força de trabalho no enfrentamento desta praga urbana no municipio”, disse.

Foto: Fabiano do Amaral

Os locais selecionados são aqueles com mais registro de visualizações. “Foram vistos  300 no Centro Histórico, 115 no Mario Quintana, oito no  Anchieta, quatro no Passo d’Areia e dois no Menino Deus”, relatou.

Roxana reforçou que, em caso de acidente, há soro disponível do Hospital de Pronto Socorro (HPS), no bairro Bom Fim, em Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895