Vigilância identifica dez novos focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul

Vigilância identifica dez novos focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul

Município possui dois casos suspeito de dengue

Celso Sgorla

Município possui dois casos suspeito de dengue

publicidade

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou mais dez focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul. Ao todo, já foram contabilizados 32 focos desde o início do ano. Além disso, como há dois casos suspeitos de dengue no bairro Cristo Redentor, a Vigilância Ambiental está realizando a aplicação de um adulticida nas áreas públicas, atingindo também os pátios dos imóveis, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos.

A Vigilância destaca, no entanto, que mesmo com essa ação é fundamental que os moradores eliminem pontos de água parada, para frear a reprodução dos insetos.

A Prefeitura pede que a comunidade redobre os cuidados eliminando pontos de água parada. Além disso, agentes de endemias realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de gerar criadouros do inseto. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é o 156, do Alô Caxias.

Em todo o ano de 2020, a Vigilância Ambiental localizou 27 focos de Aedes e, em 2019, 34. O inseto é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895