Vigilância irá vistoriar 2,2 mil imóveis de Santa Cruz do Sul em busca de focos do Aedes aegypti

Vigilância irá vistoriar 2,2 mil imóveis de Santa Cruz do Sul em busca de focos do Aedes aegypti

As larvas coletadas serão enviadas para laboratório e o resultado sairá depois de 15 dias

Otto Tesche

Entre janeiro e março, foram detectados 17 focos do mosquito

publicidade

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Santa Cruz do Sul iniciou o segundo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. O coordenador Paulo Werner informou que 15 agentes de combate a endemias estão na rua para vistoriar 2,2 mil imóveis em todos os bairros em nove dias de visitas. As larvas coletadas serão enviadas para laboratório e o resultado sairá depois de 15 dias.

Werner ressalta que no primeiro LIRAa do ano, entre janeiro e março, foram detectados 17 focos do mosquito. Destes, cinco foram encontrados no Centro, oito nos bairros Schulz, Rauber, Belvedere e Higienópolis e quatro nos bairros Goiás, Santa Vitória, Faxinal Menino Deus e Santo Antônio. No ano passado foram 207 focos.

O número expressivo de focos no Centro acendeu um alerta. Werner pede que os comerciantes sejam acessíveis para a vistoria nos estabelecimentos. “Os agentes estão identificados. Os pontos de comércio no Centro com espaços ao ar livre podem se tornar criadouros do mosquito. Já encontramos larvas em tampas de garrafa pet”, afirma o coordenador. “Mesmo no inverno, não podemos deixar água acumulada. É necessário manter a vigilância”, acrescenta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895