Visitantes marcam presença na Expoaer no feriado do Dia das Crianças em Canoas

Visitantes marcam presença na Expoaer no feriado do Dia das Crianças em Canoas

Evento não ocorria há três anos por conta da pandemia

Fernanda Bassôa

publicidade

O tempo chuvoso não impediu que centenas de pessoas cruzassem os portões da Base Aérea de Canoas nesta quinta-feira, feriado do Dia das Crianças, para participar da 34ª edição da Expoaer – Exposição Aeronáutica, que acontece desde 1986, atraindo muitos moradores de Canoas e das cidades da Região Metropolitana.

Também chamado de “Portões Abertos”, o evento, neste ano, faz uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. Realizada pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar) e a Base Aérea de Canoas, a visitação junto aos pavilhões militares acontece das 10h às 17h, com entrada gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os donativos arrecadados, mais de 25 mil quilos de alimentos, serão encaminhados ao Banco de Alimentos do Município de Canoas.  

De público misto, crianças, jovens e adultos puderam conferir dentro dos pavilhões da FAB exposição de aeronaves, artigos oficiais, estandes de produtos e serviços diversos, além do hangar da leitura, recreação infantil, brinquedos infláveis, praça de alimentação e apresentação da Banda de Música da Base Aérea. A Esquadrilha da Fumaça fez sucesso com o seu show aéreo no período da tarde.

O comandante da Base Aérea de Canoas, o Coronel Aviador Marcelo Zampieri Bussmann, disse que após três anos sem evento, a expectativa é a melhor possível. “O objetivo é aproximar os moradores da Região Metropolitana, os gaúchos, para a missão da Base Aérea de Canoas, da Força Aérea Brasileira, de forma que eles entendam e possam conhecer melhor a nossa instituição. E neste Dia das Crianças, porque não fomentar a ideia de criar novos pilotos, novos mecânicos, mostrando essa atividade área que é sempre bastante empolgante para todos.” Segundo o Coronel Bussmann, neste ano, o destaque também vai para Santos Dumont, o grande pai da aviação.  

Acompanhado do filho de 4 anos, o metalúrgico Wagner Flores, saiu da cidade de Charqueadas, na Região Carbonífera, especialmente para participar da Expoaer. “O que mais me chamou atenção, sem dúvida, foram as aeronaves. É a primeira vez que entro em uma área militar e isso tudo é a realização de um sonho. O gosto por aeronaves vem da infância. Desde criança eu acompanho através de filmes e desenhos. Hoje é uma realização estar aqui e ver tudo de pertinho.” O filho, Otávio, estava radiante ao lado do pai com tantos espaços para visitar e fotografar.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895