Voluntários participam de revitalização do zoológico de Sapucaia do Sul

Voluntários participam de revitalização do zoológico de Sapucaia do Sul

Ação, que começou na parte da manhã, teve duração de aproximadamente quatro horas

Fernanda Bassôa

publicidade

O domingo de sol e tempo seco foi marcado por atividades de revitalização de espaços e canteiros dentro do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. A ação faz parte do Programa de Voluntariado da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e marca o aniversário de 24 anos da pasta.

Entre os ambientes que receberam limpeza, plantio de mudas e plantas ornamentais, estava o canteiro dos carnívoros e a fachada de visitação do recinto do tigre. Com coletes, luvas e enxadas, o grupo formado por adultos, jovens e também crianças se propôs a melhorar os espaços de visitação do parque, embelezando-os.

Julia Rafaela Anton, moradora da cidade de Dois Irmãos, saiu cedo de casa para participar da ação. Estudante do curso de biologia da Feevale, ela disse que resolveu se “aventurar” com a intenção de conhecer um pouco mais sobre a dinâmica e os espaços do zoológico. “Conhecer a área, saber como é realizado o trabalho aqui dentro. Nada melhor do que participar de uma atividade destas". 

A coordenadora da assessoria de educação para sustentabilidade da Secretaria, que estava à frente da atividade, Mariela Secchi, disse que a ideia do programa é trazer as pessoas da comunidade para dentro dos espaços públicos com o objetivo de vivenciar a experiência de voluntariado, realizando um trabalho junto à natureza. “Sabemos que os voluntários trabalham sempre com muita alegria, eles vêm com o coração. Por isso consideramos muito importante esta iniciativa.”

Mariela diz que o projeto do voluntariado iniciou em 2018 dentro da Departamento da Divisão das Unidades de Conservação e a partir daí ele foi evoluindo, ocupando outros espaços dentro da Secretaria do Meio Ambiente. “Neste ano, este é o nosso terceiro edital. Na semana passada realizamos uma ação no Parque Estadual do Tainhas, onde 12 voluntários se fizeram presentes e participaram de atividades variadas, como sinalização e manejo. Foram cinco dias de imersão. A proposta era proporcionar um ambiente melhor.”  

Os voluntários foram selecionados por ordem de chegada ao parque. A ação, que começou na parte da manhã, teve duração de aproximadamente quatro horas e ao final todos receberam certificado de participação, conforme Termo de Adesão e Plano de Trabalho. “Nós estamos na semana de aniversário de 24 anos da Sema. Esta atividade tem como objetivo aproximar a comunidade deste parque tão querido pelos gaúchos, e integrar a sociedade em ações de sensibilização ambiental por meio do Programa de Voluntariado”, afirmou Marjorie Kauffmann, secretária da Sema.

O Programa de Voluntariado promove, incentiva e valoriza as atividades de voluntariado no âmbito da Sema, buscando engajamento e participação da comunidade em ações voltadas à conservação ambiental. Proporciona o intercâmbio de experiências e de ações entre os voluntários e os servidores, permitindo a interação da sociedade. Entre as abordagens estão o manejo e a conservação da biodiversidade, a pesquisa e monitoramento, a gestão socioambiental, o uso público e negócios, a produção e uso sustentável e a proteção ambiental. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895