Zoológico de Canoas atende animais em unidade móvel temporária

Zoológico de Canoas atende animais em unidade móvel temporária

Estrutura foi instalada no Parque Municipal Getúlio Vargas

Fernanda Bassôa

publicidade

As equipes que atuam no Zoológico Municipal de Canoas, gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atualmente atendem os animais em uma unidade móvel (temporária) instalada no Parque Municipal Getúlio Vargas que funciona como ambulatório. A estrutura, cedida pelo comando do 3º Batalhão de Suprimento de Nova Santa Rita, deve permanecer no local até que sejam reestabelecidos os atendimentos no prédio do MiniZoo, cuja estrutura foi danificada pela queda de uma árvore durante os temporais registrados no fim de novembro.

Com a queda, a estrutura ficou comprometida, com riscos de desabamento. Conforme a bióloga e educadora ambiental, Renata Gautier, nessa época do ano a demanda de atendimentos aumenta. Só em dezembro foram realizados 326 atendimentos pelo MiniZoo. Filhotes de passeriformes, como pombas, andorinhas, caturritas, sabiás, entre outros, foram os principais atendimentos.  

Em 2021, o Zoológico de Canoas recebeu mais de 1.309 animais oriundos de entrega da população local, resgates ou vindos de outros municípios. No período de altas temperaturas, são recebidos, em média, cerca de 10 animais por dia. Os bichinhos passam por avaliação veterinária e por um período de quarentena.

Caso necessitem, são internados para tratamento ou são destinados para a sala de filhotes. Após, são reabilitados para soltura. Os que não podem ser soltos permanecem abrigados no MiniZoo ou são destinados para outras instituições. Se alguém encontrar um animal silvestre, deve ligar para as equipes do MiniZoo, pelo telefone/WhatsApp (51) 9.9787-1078. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895