O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou do evento que marcou a retomada total da fábrica da Coca-Cola Femsa Brasil em Porto Alegre. A unidade foi duramente atingida na cheia de 2024 e recebeu investimento de R$ 675 milhões para retomar e modernizar a produção.
No evento, Alckmin destacou ainda a necessidade de recuperação do setor industrial brasileiro. Ele apontou ainda as políticas públicas que o governo federal tem colocado em prática para beneficiar o setor. "Tivemos nos últimos 30 anos uma desindustrialização precoce e severa. É preciso recuperar a industria do Brasil. Nós vamos agregar valor e fortalecer a indústria a partir de políticas como a Nova Indústria Brasil (NIB)", afirmou.
Nesta sexta-feira, a Coca-Cola Femsa Brasil celebra a retomada total da fábrica de Porto Alegre, que foi atingida na enchente de maio de 2024.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 9, 2025
Todas as linhas de produção da unidade ficaram cerca de 3 metros abaixo da água.
📹Divulgação da Coca-Cola Femsa Brasil pic.twitter.com/0V5A0la8nA
O presidente em exercício também celebrou a retomada da produção na fábrica da Coca-Cola Femsa em Porto Alegre. "Ela tornou-se uma das fábricas mais modernas do país e do mundo. Somando, o investimento que o grupo fez no estado passa dos R$ 800 milhões. E, também em relação à tragédia que ocorreu no RS, o governo federal se fez presente e continua ajudando. Nos próximos dias, o Ministério das Cidades lançará 4 mil unidades do Minha Casa Minha Vida, da faixa 1, para o RS e para aqueles que mais necessitam", completou.
Além dele, o evento também contou com a participação do governador Eduardo Leite, do prefeito Sebastião Melo e de secretários estaduais e municipais. "Nada no Estado se constrói sozinho. As políticas são de incentivo para garantir investimentos privados no RS. Por isso, a tomada de decisão da Coca-Cola precisa ser destacada, de não apenas investir, mas investir para tornar a fábrica ainda mais moderna. A Coca-Cola é exemplo de como será o RS logo mais. Não apenas reconstruir, mas reconstruir melhor", afirmo Leite.
CEO da Coca-Cola Femsa Brasil, Eduardo Pereyra, fala sobre o processo de recuperação da fábrica e a ajuda dada a colaboradores e clientes da empresa.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 9, 2025
📹Rodrigo Thiel pic.twitter.com/M39cRxrB5Q
Retomada total das operações
A visita do presidente em exercício na fábrica da Coca-Cola Femsa Brasil celebrou a retomada total das operações em Porto Alegre. O local foi impactado pelas enchentes que atingiram o RS em maio de 2024. Ainda no segundo semestre do ano passado, a empresa iniciou a retomada de forma gradual, de acordo com o Eduardo Pereyra, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil.
“Este é um momento de gratidão e olhar positivo para o futuro. Há cerca de um ano estávamos paralisando as operações na planta e, desde então, uma enorme rede de união, com diferentes instituições e pessoas, empregou esforços para que pudéssemos estar aqui hoje celebrando essa reabertura integral. Nos sentimos acolhidos e, também, orgulhosos com o impacto positivo que conseguimos alcançar por meio de iniciativas junto à comunidade, colaboradores e clientes. Seguimos ainda mais unidos pelo Rio Grande do Sul”, celebrou Pereyra.
Conforme o CEO da empresa, todas as linhas de produção ficaram cerca de 3 metros em baixo da água durante a cheia. Ainda em 2024, a companhia que pertence a um grupo mexicano anunciou um plano de investimentos de R$ 886 milhões no RS, sendo R$ 675 milhões destinados à reconstrução da unidade de Porto Alegre e R$ 211 milhões voltados a melhorias operacionais no Estado.
O Presidente da República em exercício Geraldo Alckmin, o Governador do RS Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participam da cerimônia de retomada total das operações na fábrica da Coca-Cola
A empresa também realizou ações em prol dos mais de 360 colaboradores afetados pela cheia, contemplando ainda 10 mil estabelecimentos parceiros e cerca de 2 mil catadores de materiais recicláveis da região. Entre doações diretas e iniciativas em parceria, foram destinados mais de R$ 1,5 milhão em alimentos e itens de primeira necessidade, além da doação de 1 milhão de litros de água Crystal para as comunidades atingidas.
"Lembro de visitar um cliente durante o momento da limpeza e perguntei a ele se isso (enchente) poderia acontecer novamente. Ele me respondeu instantaneamente que, se ocorresse, ele limparia novamente e recomeçaria mais uma vez. Esse é o espírito gaúcho. É nisso que estamos inspirados para voltar ainda mais forte", finalizou.