Índice de Atividade Econômica do Banco Central aponta queda de 4,05% no PIB em 2020

Índice de Atividade Econômica do Banco Central aponta queda de 4,05% no PIB em 2020

Dado, considerado uma "prévia" do resultado do Produto Interno Bruto, representa primeiro resultado negativo desde 2016

Correio do Povo

publicidade

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador mensal contemporâneo da atividade econômica nacional e considerado uma "prévia" do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), aponta retração de 4,05% em 2020. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, em monitor na instituição.

Esse baque ocorre em um contexto de pandemia, na qual diversos serviços e atividade pararam como forma de medidas para frear a disseminação da doença, e representa uma interrupção de três anos de alta do PIB.

O percentual é menor do que o estimado pelo Ministério da Economia, que, em novembro passado, viu sinais de melhora econômica robusta do Brasil e reduziu de -4,7% para -4,5% a previsão de queda do PIB. De acordo com a pasta, o Brasil apresenta recuperação econômica significativa desde o terceiro trimestre do ano e, segundo documento do ministério, a recuperação se dá em "V", usando uma expressão bastante utilizada pelo ministro titular da área, Paulo Guedes.

O resultado oficial do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, deve ser divulgado somente em 3 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895