Índice de Desempenho Industrial do Estado fecha 1º semestre com crescimento de 2,7%

Índice de Desempenho Industrial do Estado fecha 1º semestre com crescimento de 2,7%

Dados, de comparação com mesmo período de 2018, foram divulgados pela Fiergs

Correio do Povo

As influências negativas mais consideráveis foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias

publicidade

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), que mede o nível de atividade do setor no Estado, fechou o primeiro semestre de 2019 com crescimento de 2,7% na comparação com o mesmo período de 2018. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) nesta segunda feira e refletem o avanço de 5,6% na produção no ramo nos três primeiros meses deste ano. 

Os destaques foram o faturamento real e as compras industriais, que tiveram alta de 6,7% e 6%, respectivamente. Outros componentes dos seis que compõem o IDI-RS também deram contribuições importantes: horas trabalhadas na produção (0,3%), emprego (0,4%) e Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que subiu 1,6 ponto percentual. Apenas o indicador de massa salarial real (-1,1%) caiu.

Entre os 17 setores industriais pesquisados, em dez deles o nível de atividade cresceu, especialmente Veículos automotores (18,1%) e Tabaco (10%), assim como Madeira (8,4%) e Material elétrico (2,8%), os únicos que aumentaram acima da média da indústria. Os principais impactos negativos vieram de Têxteis (-6,3%), Vestuário e acessórios (-10,1%), Alimentos (-0,9%) e Produtos de metal (-0,8%). 

Para o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, o número indica certa estabilidade. “A indústria gaúcha está inserida em um contexto de estabilização desde o início do segundo semestre de 2018. A baixa base de comparação no mesmo período do ano passado favoreceu o crescimento da atividade nesse ano”, explicou, em comunicado à imprensa, destancado que a demanda interna fraca é a principal causa do cenário, que, apesar do crescimente, é marcado também por desemprego alto, crise fiscal e incertezas econômicas, fatores restritivos aos investimentos e consumo.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895