Índice de Qualidade do Desenvolvimento fica instável em 2011

Índice de Qualidade do Desenvolvimento fica instável em 2011

IQD fechou o ano em torno de 270 pontos

Correio do Povo

publicidade

A evolução do Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) em 2011 iniciou o ano registrando 280,78 pontos em janeiro e chegando ao mínimo anual de 259 pontos ainda no mês de março. Após, houve gradual recuperação, que levou o índice ao máximo registrado no ano com 277,91 pontos em agosto. Desde então, girou em torno dos 270 pontos, fechando o ano em 269,35 pontos. Assim, o índice se manteve dentro da área considerada como “instável” para o desenvolvimento. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

O índice de desenvolvimento social, embora seja o único que ficou acima dos 300 pontos e, portanto, dentro da área considerada como boa para o desenvolvimento, apresentou um comportamento declinante ao longo do ano. Ele iniciou na marca dos 370,37 pontos e foi reduzido de forma gradual aos 324,07 pontos. Este comportamento se deu por conta de uma combinação de pioras nos índices sociais. A taxa de desemprego aumentou ao longo do primeiro semestre do ano passado, estabilizando-se por volta do meio do ano e voltando a apresentar melhora consistente apenas a partir de outubro.

A melhora na taxa de formalização dos empregos ao longo de 2011 ocorreu quase de forma constante, recuando apenas nos meses de abril, maio e novembro. Embora a porcentagem da população na zona de pobreza tenha mantido uma tendência de baixa, indo de 23% em janeiro para 21% em dezembro, houve flutuações que se refletiram de forma negativa no índice. A conjunção de um desempenho negativo de todos os componentes no mês de maio, contudo, foi determinante para puxar a média do índice para um patamar abaixo do registrado no ano anterior.

O índice de inserção externa teve, por sua vez, um comportamento quase espelhado com relação ao índice de indicadores sociais. Iniciando o ano tangenciando a zona considerada ruim para o desenvolvimento (entre 209 e 216 pontos nos quatro primeiros meses do ano) o índice evoluiu para um pico de 256 pontos em outubro, contribuindo para a relativa estabilidade do IQD. Nos últimos dois meses do ano, porém, apresentou nova redução para 250 pontos em novembro e 243 pontos em dezembro. Em nenhum momento o índice abandonou a zona considerada como instável para o desenvolvimento. Tal comportamento se deu devido a um constante aumento do Investimento estrangeiro direto ao longo de 2011 (o único mês com variação negativa foi janeiro), da melhora dos termos de troca (revertida somente em dezembro) e a tendência de aumento das reservas internacionais que predominou entre março e agosto, mas que tendeu à estagnação no final do ano.

A participação das exportações de manufaturas sobre o total exportado que tendeu à baixa no primeiro semestre mostraram sinais de recuperação em particular no último trimestre do ano. E, finalmente, a marca negativa dominante foi dada pela renda líquida envidada ao exterior, puxada pelo envio de lucros que apresentou menor aceleração apenas nos meses de junho e julho.

O último índice que compõe o IQD é o índice de qualidade do crescimento que apresentou um comportamento oscilante abrindo o ano com 279 pontos, caindo até os 245 pontos já em março, seguindo uma recuperação aos 277 pontos em agosto e voltando a oscilar para a casa dos 240 pontos em outubro novembro e fechando o ano com 251 pontos sempre dentro da região do índice considerada como instável para o desenvolvimento.

A exemplo dos demais índices, seus componentes apresentaram tendências contraditórias. Os índices que medem a emissão de poluentes apresentaram melhoras a partir de setembro de 2011 e a massa salarial cresceu durante a maior parte do ano.

O Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) tem por objetivo mostrar como os principais componentes do desenvolvimento econômico têm contribuído para o crescimento do País, mas com distribuição dos frutos deste progresso para todos os brasileiros. O IQD é composto pelos seguintes indicadores: Índice de Qualidade do Crescimento, Índice de Qualidade da Inserção Externa e Índice de Qualidade do Bem-Estar.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895