A tecnologia que chegará às nossas vidas

A tecnologia que chegará às nossas vidas

Conceito de fazenda vertical destaca-se por trazer soluções para desafios reais

Mauren Xavier

publicidade

Hannover Messe 2023 chegou ao fim, após longos cinco dias de exposições, apresentações, trocas e muita conversa, e, mesmo que o evento seja direcionado à indústria, em breve será possível ver essa inovação nas nossas casas e mudando a nossa vida. Para além dos debates mais técnicos e conceituais, há muita tecnologia aplicada, como a relacionada à produção de alimentos. 

E o conceito de fazenda vertical, apresentado pela Siemens, destaca-se por trazer soluções para desafios reais. Em um mundo em que a produção de alimentos é um assunto preocupante, plantações com otimização de espaços e de recursos, como água, e redução de perdas, como garantir o transporte mais rápido até o consumidor final.  

A estrutura no estande da empresa mostra como é possível ter uma plantação de vegetais em cinco níveis, como se fosse uma prateleira num supermercado. Em cada nível, as condições de adubo, irrigação e climatização são diferenciadas, de acordo com a necessidade da semente e do alimento. 

O modelo em desenvolvimento pela empresa ocorre em Ohio, nos Estados Unidos, e ocupa 80 acres (que equivale a cerca de 33 hectares). Para além da otimização do espaço, todo o sistema envolve climatização e automação. A eficiência, segundo os resultados atuais, envolve elevar a produção em 300 vezes e reduzir o consumo de água em 80% do que o modelo convencional. O próximo passo é levar essas inovações para áreas mais urbanas, garantindo facilidade de entrega.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895