Acordo internacional busca descarbonização do Polo Petroquímico de Triunfo

Acordo internacional busca descarbonização do Polo Petroquímico de Triunfo

Parceria prevê o desenvolvimento de soluções com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano

Correio do Povo

publicidade

A Braskem e a francesa Veolia anunciaram um acordo para trabalharem juntas na pesquisa e na implementação de soluções para a descarbonização no Polo Petroquímico de Triunfo. A iniciativa pretende viabilizar a substituição de combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, em agenda fechada do Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, em São Paulo, durante a passagem do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil. O novo acordo reforça a meta comum entre as companhias de combater as mudanças climáticas ao atingir os objetivos de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção industrial, e em alinhamento com o Acordo de Paris. Desde 2021, as iniciativas conjuntas entre Braskem e Veolia já alcançaram a potencial redução de 150 mil toneladas de GEE anuais.

Os projetos a serem implementados devem envolver soluções confiáveis, competitivas e renováveis na matriz energética industrial das operações da Braskem, promovendo a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência. “Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo, por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e a expertise da Veolia serão essenciais para acelerar este processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem objetivos claros rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem.

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização. Diante disso, essa parceria evidencia o trabalho conjunto de duas empresas em prol do meio ambiente e da aceleração da transformação ecológica”, ressalta Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895