A movimentação começou tranquila na manhã de terça-feira nas agências da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre em busca de informações sobre as contas inativas do FGTS. As unidades abriram com duas horas de antecedência exatamente para atender aos trabalhadores que queriam mais informações sobre as contas inativas e valores que poderão vir a ser sacados. A abertura antecipada seguirá na quinta-feira e na sexta-feira. No sábado, as agências vão abrir das 9h às 15h. Segundo o anúncio do governo federal, quem tiver valores neste perfil poderá fazer a retirada a partir de 10 março.
O autônomo Jorge Cunha buscou a agência localizada na praça da Alfândega logo nos primeiros minutos da manhã de quarta-feira. Ao sair, disse estar satisfeito com o saldo. “Era um valor que não esperava. Agora vou esperar o resgate para pensar em alguns negócios”, disse ele. Porém, até poder verificar o saldo, confessou ter passado por uma peregrinação. Isso porque, apesar de ter o cartão cidadão, não lembrava a senha. “Fui na agência, mandaram para a lotérica, depois para a agência de novo. Mas agora solucionei”, comentou satisfeito.
Na agência, muitas pessoas tentavam ver o saldo para programar o saque futuro. Informações sobre os valores e o saque podem ser acessadas ainda no site www.caixa.gov.br/contasinativas. Basta informar o CPF e a data de nascimento para fazer a consulta. A verificação também pode ser feita por meio do número do NIS/PIS/PASEP. Outra maneira de o contribuinte conferir as informações é por meio do telefone 0800.726.2017. Na manhã de quarta-feira, ambos os canais de contato estavam funcionando.
Sobre o calendário, os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro poderão fazer os saques a partir de 10 de março; já os nascidos em março, abril e maio, a partir de 10 de abril; aqueles com data em junho, julho e agosto, a partir de 12 de maio. Os nascidos entre setembro, outubro e novembro, retiram em 16 de junho e, os de dezembro, a partir de 14 de julho.
Segundo o governo federal, o saque das contas inativas do FGTS deverá injetar R$ 30 bilhões na economia brasileira. O saldo total, de acordo com a Caixa, é de R$ 43,6 bilhões, referentes a 49,6 milhões de contas inativas.
Agências da Caixa têm movimento tranquilo em dia de busca de informações sobre FGTS
Banco irá abrir duas horas antes até sexta-feira para atender aos trabalhadores