Agências do Sine suspendem emissão de carteiras de trabalho

Agências do Sine suspendem emissão de carteiras de trabalho

Onze agências emitirão o documento até sexta e depois todas retomam a emissão no dia 30

Rádio Guaíba

Onze agências emitirão o documento até sexta e depois todas retomam a emissão no dia 30

publicidade

Entrou em vigor nesta segunda-feira, em 98 das 109 agências FGTAS/Sine, no Rio Grande do Sul, a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de suspender o encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para migração de sistema. Com isso, o serviço só volta a ser prestado em 30 de dezembro. Em 11 delas, porém, a medida só vigora a partir do meio-dia de sexta-feira. Até esse prazo, os trabalhadores ainda poderão encaminhar o documento se quiserem se empregar em Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

O objetivo da parada é viabilizar a implantação do sistema CTPS Web 3.0, o que exige a migração dos bancos de dados e de imagens da versão atual. A meta é fazer com que, janeiro, entre em operação a carteira de trabalho informatizada.

Hoje, o documento é encaminhado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas Agências FGTAS/Sine, que os remetem para confecção e conferência à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), o que torna o processo demorado. A nova versão, que vai ser implantada a partir de janeiro, consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que bate os dados com os do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do PIS/PASEP. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895