Alta do dólar vai provocar aumento de tarifas aéreas, diz Azul

Alta do dólar vai provocar aumento de tarifas aéreas, diz Azul

Presidente da companhia aérea informou que só os combustíveis representam 40% dos custos das empresas

AE

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O presidente da companhia aérea Azul, Pedro Janot, prevê alta nos preços das passagens aéreas como reflexo da disparada do dólar nos últimos dias. "É natural que a estrutura da aviação civil busque equiparar as tarifas a este novo impacto de custo", disse. O executivo avalia que é difícil que a moeda americana volte ao patamar anterior a alta, na casa dos R$ 1,57.

Janot preferiu não citar quanto dos custos da Azul são atrelados ao dólar. "No geral, só os combustíveis (que são comprados em dólar) respondem por 40% dos custos das companhias aéreas", afirmou, ressaltando que o preço do petróleo não esta cedendo.

Com a guerra das tarifas, liderada por Gol e TAM, os preços atuais das passagens de avião estão em torno de 30% mais baratos que os praticados em 2008. "Mas já há um movimento de ajuste do setor", disse.

Além do combustível, o executivo citou outros custos em dólar das companhias aéreas, como o leasing das aeronaves. Segundo ele, a Azul faz hedge das posições na moeda norte-americana.

Terminais privativos

A Azul vai sugerir que seja incluído no edital de privatização dos aeroportos que as companhias aéreas possam ter terminais privativos. "Não queremos operar o aeroporto todo, mas termos nosso próprio terminal", disse. A empresa vai fazer a sugestão na audiência publica do edital de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos. O leilão deve ocorrer em dezembro e a minuta do edital publicada hoje.

Segundo Janot, nos Estados Unidos é comum as companhias aéreas terem os próprios terminais. Todas as áreas, desde o saguão e o estacionamento, são sinalizadas com as marcas da empresa. "As companhias precisam cuidar do seu core business (negócio principal) e não explorar todo o aeroporto, mas terem seu terminal", disse.

Voos internacionais

O presidente da Azul informou que a companhia pretende fazer voos internacionais a partir de 2012 ou quando Viracopos se tornar oficialmente o segundo aeroporto internacional de São Paulo.

Sobre a abertura de capital da Azul, Janot disse que a companhia está preparada para a operação, mas que é questão de esperar o melhor momento. A empresa terminará o ano com mais de 50 aeronaves. Hoje a frota é de 40. Janot participa hoje do Exame Fórum 2011 - A construção de um Brasil competitivo.

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