Ao vivo: Veja o leilão de Libra

Ao vivo: Veja o leilão de Libra

Grupo de 200 manifestantes protestou nesta manhã no Rio

AFP

publicidade

O Brasil leiloa nesta segunda-feira sua maior reserva de petróleo em meio a choques entre manifestantes e policiais: o campo de Libra, a cinco quilômetros sob a superfície do mar, que poderá produzir 1,4 milhão de barris diários, mais da metade da produção atual do país.

Um grupo de 200 manifestantes, em sua maioria sindicalistas que denunciam a "privatização" do setor de petróleo, derrubou na manhã desta segunda-feira uma barreira de segurança nas imediações do hotel onde será realizado o leilão e foi dispersado pela polícia com gases lacrimogêneos e balas de borracha. Pelo menos seis pessoas ficaram feridas nos confrontos com a polícia.

Veja ao vivo



O gigantesco campo de 1.500 km², situado na bacia de Santos, a 183 km da costa do Rio de Janeiro, tem reservas provadas de entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo. Em cinco anos, sua produção poderá alcançar um máximo de 1,4 milhão de b/d, segundo as autoridades brasileiras. Este será o primeiro leilão de um campo do "pré-sal", as gigantescas jazidas em águas ultraprofundas brasileiras descobertas a partir de 2007, sob um regime que concede à Petrobras uma participação obrigatória mínima de 30% na concessão.

O modelo, aprovado em 2010 pelo ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, busca que o Estado obtenha mais dinheiro do petróleo para destiná-lo à educação e à saúde. A Agência Nacional de Petróleo (ANP, estatal), proprietária do campo, leiloa nesta segunda-feira os 70% restantes, pelo qual a Petrobras também pode ofertar sozinha ou associada a outras empresas.

O vencedor do leilão será a empresa ou consórcio de no máximo de cinco empresas que outorgue mais petróleo ao Estado, a partir de um mínimo de 41,65% da produção do campo. Os vencedores, que terão a concessão do campo durante 35 anos, deverão pagar, além disso, ao Estado um bônus de R$ 15 bilhões. Apenas 11 empresas mostraram forte interesse no leilão, mas nem todas disputarão o campo, incluindo a espanhola Repsol, que desistiu.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895