Após destituição, Fiesp diz que Josué Gomes continua na presidência

Após destituição, Fiesp diz que Josué Gomes continua na presidência

Entidade informou em nota que executivo está no exercício pleno de suas funções; assembleia havia decidido saída do cargo

R7

O presidente da Fiesp Josué Gomes, que havia sido destituído do cargo em assembleia

publicidade

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) informou que Josué Gomes da Silva continua presidente da entidade. Em nota, nesta quinta-feira (19), a entidade afirmou que ele está no exercício pleno de suas funções, "conforme determinam os estatutos vigentes".

Na última segunda-feira (16), assembleia decidiu pela destituição do empresário do comando da Fiesp, por 47 votos a 1. Houve ainda duas abstenções. 

O jurista Miguel Reale Júnior, um dos advogados de Josué, afirmou que "não faltam" argumentos para que o executivo questione na Justiça a assembleia que votou por definir o seu futuro na entidade. "Argumentos não faltam. Pode-se requerer o reconhecimento da nulidade da assembleia por violação das normas dos estatutos, por ausência de acusação", disse.

O executivo sempre foi visto como um nome próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é filho de José Alencar, morto em 2011, vice do petista nos seus dois primeiros mandatos. Ele foi convidado para ocupar o posto de ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas recusou a proposta.

A Fiesp é a entidade patronal mais importante do país, e seus posicionamentos têm repercussão nacional e influência em pautas no Congresso. Não por acaso, no dia da assembleia, Josué chamou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para almoçar e dar uma demonstração de força.

A disputa política dentro da instituição começou a ficar evidente com o manifesto em favor da democracia, divulgado em julho do ano passado. O apoio ao documento também marcou o rompimento definitivo entre Josué e Paulo Skaf - que ficou 18 anos no comando da entidade e que passou a estimular um movimento contra o seu sucessor. O ex-presidente da entidade declarou voto em Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2022.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895